redacao@jornaldosudoeste.com

Com destaque para reforma tributária, CNI lança Agenda Legislativa da Indústria

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Em sessão solene no Congresso Nacional, nesta terça-feira (28), presidente da entidade e parlamentares discursaram em favor da reindustrialização da economia

 

 

Por: Felipe Moura/Brasil 61

 

 

A aprovação da reforma tributária e a reindustrialização do país foram os temas que os parlamentares mais abordaram durante a sessão solene que marcou o lançamento da edição de 2023 da Agenda Legislativa da Indústria. O documento foi entregue a deputados e senadores pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (28), no Congresso Nacional.

O setor reuniu 139 projetos de lei que estão sob análise dos congressistas e têm potencial para fazer o país crescer, gerando emprego e renda. Estiveram presentes também representantes das federações estaduais das indústrias e de associações setoriais e de classe que compõem o Fórum Nacional da Indústria e ajudaram a construir o documento, entregue pela CNI aos parlamentares todos os anos desde 2006.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destacou que, ao abrir as portas para o lançamento da agenda, o Congresso Nacional reafirma a importância do diálogo e da parceria com o setor produtivo para que o país seja mais próspero e ofereça melhores condições de vida para a população.

“A CNI busca construir um diálogo permanente e construtivo com o parlamento. A nossa Agenda Legislativa da Indústria é o principal instrumento da nossa interlocução com o Congresso Nacional. Ele é resultado de um amplo debate. O documento que estamos lançando hoje contou com a contribuição de 139 entidades empresariais. Nele apresentamos o posicionamento do setor sobre os projetos em tramitação nesta Casa, que têm impacto sobre as atividades das empresas e a economia brasileira.”

Robson Braga de Andrade lembrou que a indústria gera 10,3 milhões de empregos no país e que é responsável por mais de um terço da arrecadação dos impostos federais. Ele também destacou que o setor é, de longe, o que mais contribui para a pauta de exportações e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Mas afirmou que a indústria nacional vem perdendo protagonismo nas últimas décadas e que recuperar o papel de importância do setor na economia é um desafio a ser superado.

“Devemos nos mobilizar para criarmos as condições necessárias para a reindustrialização do país. Apesar de sua importância para o desenvolvimento, infelizmente a indústria vem perdendo força no Brasil. A participação do setor industrial na economia nacional, que já chegou a ser de 48% em 1985, está agora em 24%”, ilustrou.

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara dos Deputados, ressaltou que ter uma indústria forte é positivo não só para o setor, mas para toda a economia. “Não é a agenda dos industriais, mas é a agenda da economia nacional, dos trabalhadores, da prosperidade. É a agenda do Brasil. Não há nação bem sucedida no mundo que não tenha um setor industrial diversificado, eficiente e competitivo. A indústria move toda a engrenagem econômica, demandando recursos da agricultura e mineração e gerando uma cadeia de serviços ao seu redor”, destacou.

Líder do PT no Senado, o senador Fabiano Contarato (ES) fez coro ao presidente da CNI ao afirmar que o país precisa se reindustrializar e que essa será uma bandeira do governo federal. “O governo do presidente Lula tem intenção de fazer história no que diz respeito à reindustrialização do país. Reitero nosso compromisso com o avanço industrial do Brasil.”

Reforma tributária

Complexo e caro, o sistema tributário foi apontado como o grande vilão do crescimento econômico brasileiro pelos parlamentares. Eles defenderam a simplificação do atual modelo para facilitar a vida do setor produtivo. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, disse que essa é uma pauta que vai além dos interesses político-partidários e da divisão ideológica.

“Essa não é uma matéria do governo ou oposição, mas do Estado brasileiro. O Brasil não é competitivo com esse sistema tributário. O país está se desindustrializando. E a maneira de a gente voltar a reindustrializar o país é mudar o sistema tributário”.

Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 – uma das propostas de reforma tributária – , o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse que 80% do chamado Custo Brasil é consequência do modelo tributário atual e que, por isso, é preciso revê-lo.

“Temos uma oportunidade histórica de deixarmos de ser o país do futuro para ser o país do presente. Um país que teve e pode ter uma industrialização digna, sua capacidade produtiva resgatada, que não tenha burocracia, que não tenha um sistema tributário que é o pior do planeta. E é chegada a hora de fazer isso”.

A reforma tributária e outros 11 temas foram elencados pelos industriais como prioridades para o setor em 2023. Eles formam a chamada Pauta Mínima da Indústria.

Arte: Brasil 61

Foto de capa: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

262 comentários em “Com destaque para reforma tributária, CNI lança Agenda Legislativa da Indústria”

  1. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

    Responder
  2. Hey! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask. Would you be interested in trading links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa? My blog goes over a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit from each other. If you are interested feel free to send me an e-mail. I look forward to hearing from you! Fantastic blog by the way!
    소닉카지노

    Responder
  3. naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

    Responder
  4. naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

    Responder
  5. naturally like your web site however you need to take a look at the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth on the other hand I will surely come again again.

    Responder
  6. You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 746