Por Nicolaia Carneiro – Ascom/PMI
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, no mês de março, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem intensificado as ações de cuidado e proteção aos idosos que moram no Abrigo Josefina Ferraz, seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde.
Entre as principais medidas tomadas para evitar o contato social está a suspensão de visitas e cancelamento de atividades comunitárias. No entanto, para garantir a relação de acolhimento com os familiares, a direção do abrigo reforçou a utilização de meios tecnológicos, através de chamadas telefônicas, mensagens de whatsapp, vídeos e áudios.
Conforme a direção do Abrigo, outras ações fundamentais para proteção dos idosos passaram a fazer parte da rotina dos funcionários. Entre elas, instalação de lavabo na entrada do abrigo, higienização das mãos antes de adentrar à unidade e durante todo período de trabalho, aferição da temperatura corporal também na entrada e o uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) viabilizados pela Secretaria de Assistência Social. Além disso, na última semana, a Secretaria de Saúde realizou a testagem de todos os funcionários.
Outra medida importante adotada pela Prefeitura é intensificação da limpeza de todo área interna e externa do abrigo e desinfecção diária de todos os equipamentos e materiais no interior dos cômodos.
“Para garantir a proteção dos nosso idosos contra o coronavírus, tivemos que alterar praticamente toda a rotina dentro do abrigo. Mas sabemos o quanto isso é necessário nesse momento. Cada ação que protege a vida das pessoas é fundamental para superarmos esse grande desafio”, destacou o prefeito Eduardo Gama.