redacao@jornaldosudoeste.com

Começa nessa Sexta-feira a 1º Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Brumado

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

A partir de sexta-feira (21) a cidade de Brumado recebe a primeira grande Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região. O evento, promovido pela Caritas Diocesana de Caetité – entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário vinculada à Diocese de Caetité – e organizada pela Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e o Centro Comunitário da Paroquia São Pedro de Aracatu, que vai reunir  diversos agricultores e agricultoras dos municípios de Brumado, Aracatu, Macaúbas, Maetinga, Presidente Jânio Quadros, Vitória da Conquista, Condeúba, Rio de Contas, Ibiassucê, Rio do Antônio, Caculé, Licínio de Almeida e Livramento de Nossa Senhora, entre os dias 21 e 22, na Praça da Igreja São Cristóvão, em Brumado.

Na Feira, além da comercialização de produtos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos, e plantas medicinais, os produtores familiares vão expor artesanatos e participar de rodas de conversas e apresentações culturais. Os produtores que participarão da Feira foram beneficiados, através da Caritas Diocesana de Caetité, da Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão de Brumado e do Centro Comunitário da Paroquia São Pedro de Aracatu, pelos Programas  da Articulação no Semiárido Brasileiro – ASA/P1MC (Programa um Milhão de Cisternas) e P1+2 (O Programa uma Terra e Duas Águas), que garantiram o direito a água potável  para muitas famílias rurais, além de cursos de capacitação que viabilizaram a produção de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.

Segundo Luciane Barros, Comunicadora Social da Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, a Feira é um espaço destinado não somente para a comercialização de alimentos e produtos, mas também um espaço de afirmação de autoestima e cidadania, onde o agricultor vai expor o resultado do seu trabalho. E para incentivar o consumo de alimentos saudáveis. “Considerando a procedência dos alimentos que serão comercializados, a Feira surge também como um espaço para incentivar a população a consumir de alimentos saudáveis”, aponta Luciane.

Segundo um dos organizadores da Feira, Robério Virgens Aires, Coordenador do Centro Comunitário da Paroquia de São Pedro de Aracatu, o objetivo da Mostra é proporcionar o fortalecimento dos agricultores familiares da região, facilitar a comercialização dos produtos orgânicos que são produzidos em seus quintais produtores, além da troca de saberes.

Com uma programação diversificada, durante os dois dias da Mostra, além da comercialização dos produtos, os agricultores e visitantes poderão participar de rodas de conversas que vão proporcionar a troca de informações e experiências vivenciadas por eles em suas trajetórias, o que vai fortalecer a autoestima e servir para o compartilhamento de experiências. “Esses momentos [troca de informações e experiências] são uma oportunidade para que as pessoas que moram nas cidades possam conhecer e ter uma visão do que está acontecendo ao seu redor, no meio rural. [As experiências] São saberes que tem um grande valor na vida dessas pessoas. São muitas informações que podemos assimilar em nossas vidas e não temos conhecimento, então momentos assim contribuem para que possamos interagir com o conhecimento de outras pessoas”, afirma Robério.

Outra novidade da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária é a Terapia Holística (uma prática não médica, onde predominantemente se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, mediante a autoajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio). Durante toda a programação, profissionais da técnica vão proporcionar momentos relaxantes para os visitantes e apoiadores.

A Feira, que também vai contar com o apoio da Comunidade São Cristóvão e do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia – Cedasb –  será aberta ao público a partir das 07hs00 da sexta-feira (21), com encerramento previsto para as 12hs00 do sábado (22).

Na programação oficial também estão previstas apresentações de Terno de Reis; Noite Cultura com shows musicais de Thales Aires, Aline Carvalho e Sandro e Sidney, e Celebração Eucarística presidida pelo Padre Osvaldino Barbosa, da Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Macaúbas.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744