redacao@jornaldosudoeste.com

COMEMORANDO O LIVRO INFANTIL

Publicado em

Florianópolis instituiu a Semana Municipal do Livro Infantil e a 15ª. edição do evento já está acontecendo. Muita contação de histórias, lançamentos de livros infantis, varal literário, sarau poético, teatro, música e oficinas de formação para mediadores de leitura estão acontecendo na capital. São atividades para reforçar o incentivo ao hábito da leitura nos leitores em formação, que merecem todo o nosso aplauso.

Tanto em Florianópolis quanto em municípios vizinhos como Palhoça, uma série de ações estão acontecendo. Na capital catarinense, o evento foi oficialmente incluído no calendário em 2010 pela Lei Municipal n. 8.125, sempre coincidindo com as celebrações do Dia Nacional do Livro e o aniversário do escritor Monteiro Lobato, em 18 de abril.

Precisamos incutir o gosto pela leitura em nossas crianças, cada vez mais, pois o índice de livros lidos por ano por cidadão está baixando, quando o ideal é que aumentasse. E incentivar o gosto pela leitura e escrita é o objetivo central da Semana do Livro Infantil.

Há alguns  anos atrás, a média de livros lidos por cada brasileiro era de 4,7. Atualmente esse número baixou para quatro. Tudo o que pudermos fazer para que nossos jovens leiam mais é importante, pois o sucesso na vida adulta vai depender do conhecimento e da cultura que eles puderem adquirir. Indo à escola, estudando nos livros, lendo muito, pesquisando sempre.

É na infância que se adquire os bons hábitos. Se adquirirmos o gosto pela leitura quando crianças, será muito mais fácil ler, estudar, atualizar-se e preparar-se para enfrentar o mercado de trabalho na juventude.

Nossa literatura infantil é muito rica e pode, com certeza encantar os pequenos leitores, despertando-lhes a curiosidade para ler mais, para continuar lendo sempre.

2 comentários em “COMEMORANDO O LIVRO INFANTIL”

Deixe um comentário