redacao@jornaldosudoeste.com

Como cultivar suas próprias hortaliças e temperos

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Confira as dicas da Forth Jardim para manter a sua própria horta em casa

Por Forth Jardim

Em uma pesquisa realizada no início do ano pela Forth Jardim, empresa especializada no cuidado com as plantas, que tinha como objetivo traçar o perfil do consumidor de jardinagem caseira, foi possível constatar que hortaliças e temperos estão entre as espécies que mais atraem o interesse de quem cultiva plantas em casa, com 66% do interesse das 886 pessoas que participaram do estudo.  

Esta é uma boa opção para os praticantes da jardinagem caseira, pois além de todos os benefícios que o ato de cultivar plantas pode oferecer, também é uma oportunidade de ter uma alimentação mais saudável e saber exatamente a procedência daquilo que você está consumindo. Manter esse tipo de cultivo é mais fácil do que se imagina. Oferecendo as condições ideais e ficando atento para as possíveis necessidades que possam surgir, a sua horta caseira está garantida.

Entenda quais são os cuidados necessários para produzir a sua horta em casa:

Ambiente

Não é preciso necessariamente ter um grande espaço para produzir a sua horta. Atualmente, inclusive, é muito comum produzi-la em pequenas jardineiras e vasos, mas o que deve ser mais levado em consideração é se este vaso ficará em um local onde recebe sol o suficiente. 

Geralmente as hortaliças precisam de sol pleno, ou seja, o ideal é que o local onde seus vasos estarão receba mais de 6 horas de luz solar direta por dia. Mas há também alguns tipos de hortaliças e temperos em condições de meia-sombra, como por exemplo: manjericão, salsinha, orégano, hortelã, alecrim, tomilho, tomate-cereja.

Rega

As regas devem ser feitas de forma abundante e frequentemente, deixando escorrer bem a água pelo substrato. Principalmente se o cultivo estiver sendo feito em pequenas jardineiras e vasos, o ideal é regar diariamente ou até duas vezes por dia, dependendo da necessidade. Para saber quando regar novamente a dica é conferir se o substrato ainda está úmido ou não, pois se ainda estiver, pode esperar um pouco mais para a nova rega, mas se estiver seco já é hora de regar.

Outro ponto de atenção para que a planta não sofra por falta de água, é replantar os seus temperos sempre que necessário, pois conforme ela vai crescendo e sua raiz também, irá precisar de mais espaço.

Solo

Assim como as frutíferas, as hortaliças também são bastante exigentes em água e por isso apesar de ser perfeitamente possível utilizar substrato para cultivá-las, os condicionadores podem ser ainda mais eficientes para elas. A diferença de um para o outro, é que no caso de usar substrato, provavelmente será necessário regar com mais frequência, além de precisar repor ele de tempo em tempo, já que ele vai decompondo e as raízes vão ficando expostas. Já com os condicionadores de solo isso não acontece.

Adubação

A adubação é outro ponto importante e pode ser iniciada 7 dias após o plantio das mudas, ou após 15 dias, caso tenha sido plantado por sementes. Utilize sempre fertilizantes específicos para as hortaliças e temperos. A Forth Jardim tem duas opções: o Forth Hortaliças, para hortas em geral e o Forth Temperos, para as ervas e temperos.

No caso de adubação das sementeiras, o recomendável é usar o Forth Temperos pronto uso, pois ele é ideal para o crescimento e desenvolvimento das mudas.

Pragas

Os insetos são as pragas que mais atacam as hortaliças, estando entre os mais comuns: pulgões, lagartas, cochonilhas, tripes, percevejos, besouros, mosca branca. A Forth Jardim possui no seu portfólio alguns defensivos que são específicos para determinadas pragas, mas entre as opções há o Forth Defende, que é uma boa opção para combater insetos em geral.

Apesar de serem mais raros de acontecer os ácaros também fazem parte das pragas que podem acometer a sua horta, atacando mais os pimentões ou tomateiros no fim do ciclo. O sinto mais comum é o enrolamento ou enrugamento das folhas e em outros casos, as folhas podem ficar esbranquiçadas ásperas e perderem o brilho. Além disso, dependendo da espécie é possível notar uma camada fina de teia sobre as folhas. Para a prevenção de ácaros o indicado é utilizar Forth Enxofre.

Doenças

No caso das doenças a que costuma ser mais comum são os fungos. Eles são os responsáveis por aquelas manchas, que são popularmente conhecidas como “ferrugens” ou “pinta preta”. Neste caso o indicado é fazer o uso de Forth Cobre para a prevenção, evitando que os fungos apareçam.

Marcando o início da Primavera, a Forth Jardim promoveu entre os dias 23 e 26 de setembro, a 4ª edição da Semana Viva Seu Jardim, um evento online e gratuito em que a marca realiza lives de temas relacionados a jardinagem caseira, com o intuito de compartilhar conhecimento com os amantes das plantas em geral. O cultivo de hortaliças e temperos esteve entre os temas abordados nesta última edição. Para quem quiser ter mais informações, o conteúdo está disponível no Canal da Marca: https://www.youtube.com/watch?v=StalUHpWdeA&t=36s

Foto: Forth Jardim

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744