O público de eSports está se expandindo rapidamente e, entender como motivar ainda mais entusiastas, jogadores e parcerias é fundamental para aproveitar um novo crescimento da modalidade em diferentes áreas do Brasil. Conectar-se de maneira significativa com os fãs e jogadores de eSports da região de Minas Gerais para obter valor duradouro requer uma compreensão cuidadosa tanto da demografia como da dinâmica e dos comportamentos da indústria global. Com as receitas anuais dos eSports aumentando significativamente devido aos seus anunciantes, vão aparecendo inúmeras oportunidades dentro do segmento.
Audiência
O mercado de eSports pode aparentar ser simples, mas na verdade é bastante complexo. Existe uma variedade de títulos de jogos, plataformas e interesses para jogadores e fãs. O maior desafio para os organizadores do setor é realmente entender essas diferenças e planejar eventos que garantam forte audiência e receita, bem como tendência na mídia e no entretenimento. Os principais eventos de League of Legends, Overwatch e Counter-Strike, por exemplo, conseguem garantir milhões de visualizações e uma receita incrível de bilhetes e patrocinadores, apontando para uma meta em 2025 de U$1,86 bilhão.
Outra vantagem dessa modalidade é que faz parte de uma indústria altamente engajada e acessível para a maioria dos jogadores e espectadores. Plataformas como Twitch e YouTube facilitam o acompanhamento e, por vezes, até mesmo a cobertura completa dos principais eventos de esportes eletrônicos, sendo necessário apenas o acesso à internet.
O investimento em eventos regionais de eSports é muito importante, permitindo um primeiro contato para muitos jogadores principiantes que se mostram interessados. Um bom exemplo disso é o desenvolvimento de games, como o premiado As Ovelhas Contra-Atacam, desenvolvido pelo Patada! Studio, de Belo Horizonte. Trata-se de um ótimo exemplo da qualidade e do talento representados pela Associação Mineira de Jogos Digitais, que acompanha o desenvovimento de todo o segmento de eSports. Através dessa representação, a região de Minas Gerais impulsiona investimentos, divulgação e participação de todos os níveis no cenário nacional e internacional.
Competição
Um dos principais fatores que contribuíram para a ascensão dos eSports é a intensa competição e as oportunidades que eles trazem. Os jogadores profissionais competem em torneios, muitas vezes enfrentando oponentes dos mais diversos lugares do mundo. Esses eventos alcançam cada vez mais popularidade e, sendo assim, são hoje acompanhados por casas de apostas que permitem as bets em eSports, do mesmo modo que ocorre com os esportes tradicionais. Dota 2, Arena of Valor, PUBG Mobile, Fortnite e CS:GO estão entre os torneios com maior popularidade no momento. Essa notoriedade se deve, entre outras coisas, ao elevado grau de competitividade entre as equipes e os jogadores, fazendo com que seja empolgante assistir às partidas.
Com grandes premiações em jogo, as equipes profissionais competem intensamente entre si para tentar a vitória. O público, por sua vez, segue crescendo e acompanhando seus times e jogadores favoritos. Os torneios também ajudaram a criar uma comunidade dedicada de espectadores, os quais são apaixonados pelos esportes eletrônicos e apoiam seus times favoritos. Por meio do conceito de comunidade também é possível atrair mais apoio para jogadores e equipes locais, o que ajuda a desenvolver a região e a incentivar sua representação em campeonatos internacionais de renome.
eSports são para todos
As mídias sociais como YouTube, Twitch e Discord também permitem que os jogadores organizem torneios e ligas de pequena escala, possibilitando aos fãs seguir seus jogadores e times favoritos em várias plataformas. Os eSports são uma indústria que promove ativamente a inclusão de todos os jogadores, removendo barreiras de distância, financeiras ou pessoais. O talento, a dedicação e o treinamento de cada jogador irá determinar o seu sucesso, e o incentivo local aos esportes eletrônicos é precisamente um ponto de partida para preparar e lançar essas habilidades para os próximos níveis.
Organizadores locais, como a Associação Mineira de Jogos Digitais, encontram jovens jogadores interessados em eSports e, a partir daí, os ajudam a desenvolver uma base de formação. Através dessa prática é possível ter equipes competindo diariamente, além de uma equipe técnica que revise as partidas e jogadas a fim de avaliar o desempenho de cada jogador. O elevado grau de competitividade dos eSports atuais requer um conjunto de habilidades e estratégias para enfrentar oponentes mais experientes.
Educação e carreira
A configuração atual dos eSports vai muito além dos jogadores. Equipes técnicas, organizadores, desenvolvedores e até mesmo comentadores fazem parte das oportunidades presentes na indústria. Sendo assim, a modalidade oferece inúmeras oportunidades de carreira e educação para diversos tipos de perfil. As escolas e academias da região mineira desempenham um papel vital no desenvolvimento dos jovens, permitindo criar uma estrutura educacional para desenvolver um novo conjunto de habilidades sociais, físicas, mentais e acadêmicas.
Nesse sentido, as comunidades escolares têm a capacidade de ajudar os alunos a descobrirem seus caminhos no contexto das indústrias atuais. Esse incentivo os capacita a aprender por meio da participação em comunidades e a desenvolver um percurso para o futuro profissional. À medida que os eSports ganham mais popularidade na sociedade, é esperado que as escolas, academias e até mesmo universidades adotem essa tendência na sua oferta curricular. Exemplo perfeito do desenvolvimento local é a UFMG Fênix Esports que, desde 2017, se dedica a criar comunidades de gamers com interesses comuns, oferecendo um espaço de treinamento para preparar competições contra outras ligas e torneios universitários.
Com jogos e competições acessíveis, os eSports suscitam cada vez mais interesse e certamente garantem muitas oportunidades. O desenvolvimento regional da modalidade pode, portanto, apresentar muitas vantagens para a formação e a preparação de jovens talentos tanto para a representação nacional como internacional. Além disso, a inclusão dos esportes eletrônicos também oferece benefícios no que diz respeito à facilitação do aprendizado e ao impulsionamento do desempenho acadêmico e profissional dos alunos.