redacao@jornaldosudoeste.com

Como os livros digitais contribuem para o aprendizado das crianças

Publicado em

Por Victória Gorski/Mira Comunicações

Com a expansão das novas tecnologias, a leitura digital tem se tornado cada vez mais presente nos ambientes escolares. Uma pesquisa do TIC Kids Online Brasil, referente a 2021, mostrou que 93% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos são usuários de internet no país, o que corresponde a 22,3 milhões de crianças e adolescentes conectados.

Nesse contexto, os livros digitais podem se tornar uma ferramenta importante de ensino, visto que crianças e jovens têm facilidade com este universo e, hoje, muitas escolas adotam a leitura digital como prioridade na aprendizagem de conteúdos.

“As tecnologias já estão presentes na educação há algum tempo e podem fazer parte dos momentos de leitura que complementam os assuntos de cada disciplina ou de assuntos abordados para a formação humana dos alunos”, explica Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par, solução educacional da SOMOS Educação que conta com uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais.

As obras acessadas por meios digitais despertam a curiosidade, incentivam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e encorajam o hábito da leitura. Isso sem deixar o ensino lúdico de lado. “Durante as aulas e os estudos, os livros digitais contribuem para a retenção e compreensão dos conteúdos, principalmente por causa da interatividade que oferecem”, acrescenta a gerente pedagógica.

Entre os benefícios de contar com livros didáticos ou literários digitais, está a possibilidade do aluno acessar conteúdos complementares em formato de vídeos, jogos ou animações, além de chamar a atenção, no caso das crianças para as ilustrações, cores e sons. Eles podem ainda estimular o hábito de leitura, tanto quanto o livro físico e, no caso do universo escolar podem melhorar a infraestrutura tecnológica no dia a dia. A leitura digital pode também promover um bom alinhamento com a proposta pedagógica escolar, promovendo uma aprendizagem integrada.

A gerente pedagógica da plataforma par, no entanto, ressalta que a leitura física continua sendo importante. “É preciso ter equilíbrio entre a leitura digital e a leitura física. Enquanto a digital oferece benefícios como acesso a uma ampla variedade de materiais, facilidade de transporte e recursos interativos, a leitura física também possui vantagens, como a sensação tátil do livro e a possibilidade de marcar páginas”, destaca Talita.

Sobre a plataforma par

plataforma par é a inovadora proposta educacional digital da SOMOS Educação. Com foco na formação integral dos estudantes e considerando a linguagem do jovem contemporâneo, ela é composta por uma biblioteca de conteúdos didáticos multimodais com alto rigor acadêmico.

Professores e alunos têm acesso a uma diversa banca de livros, recursos e ferramentas didáticas produzidas pelos mais renomados especialistas e autores das editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual e das Soluções Educacionais da SOMOS Educação.

Além de acessar os conteúdos de modo on-line e off-line (livros didáticos), os alunos são incentivados ao protagonismo e ao autoestudo. Com a plataforma par, a escola tem acesso a conteúdos e obras de grandes autores que são referência na educação, com alta qualidade e rigor acadêmico, e conta com a experiência de uma plataforma digital consolidada.

Foto: Freepik

Deixe um comentário