redacao@jornaldosudoeste.com

Como podemos proteger a propriedade intelectual na era digital?

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

 

Por: Julia Jann

 

 

Propriedade Intelectual (PI) é um conjunto de ativos pertencentes e protegidos legalmente por uma empresa ou um indivíduo para uso externo sem a necessidade de permissão. Esses ativos geralmente não são físicos, pois têm uma aparência digital em vez de física. É por isso que devemos cuidar de nossa propriedade intelectual com diligência, pois ela possui grande valor na economia global atual.

É assim porque muitos investimentos criativos e monetários são feitos para criá-lo para extrair valor com a ajuda da receita que ele geraria. Caso contrário, as pessoas podem fazer uso indevido de nossos produtos ou serviços; assim, não poderemos desfrutar de todas as vantagens que merecemos por nossos esforços.

Esta postagem no blog discutirá como podemos proteger a propriedade intelectual na era digital.

Meios para proteger a propriedade intelectual na era digital

Proteção de Propriedade intelectual é obrigatório impedir o uso indevido de seus ativos, pois pode danificarseu reputação.

Além disso, podemos ter que sofrer algumas perdas monetárias. A seguir estão algumas das medidas úteis que podemos tomar para proteger nossa propriedade intelectual.

Registre seus direitos autorais

Os direitos autorais são a forma mais comum de proteger a propriedade intelectual nesta era digital. Dá ao criador original de uma obra os direitos exclusivos de propriedade.Não outra pessoa pode usar ou distribuir o trabalho sem permissão formal. Pode ser estendido a várias obras, incluindo livros, música, fotografias e música.

A proteção de direitos autorais é a necessidade do momento porque, na era contemporânea, com tanto conteúdo sendo criado e distribuído online, é vital garantir que seu trabalho esteja protegido. Sem dúvida, obtemos direitos exclusivos quando fazemos algo único e original. Ainda assim, o registro dos direitos autorais é necessário se tivermos que vincular legalmente alguém que tente roubar e usar nosso conteúdo.

Gerenciamento de direitos digitais (DRM)

DRM é um processo de proteção de direitos autorais para mídia digital. Nesta abordagem, diferentes tecnologias são usadas para limitar a cópia e o uso online de obras protegidas por direitos autorais. Ele funciona criptografando o conteúdo para que ele possa ser acessado apenas por aqueles com permissão para usá-lo da maneira que o proprietário do conteúdo permitir. Ele pode proteger diferentes variáveis ​​de material digital, como e-books, artigos e música.

Mas esse método é criticado por ser muito dissuasor. Algumas pessoas acham que isso limita a capacidade dos consumidores de usar o conteúdo. É por isso que eles podem ter que reprimir as ideias pelas quais pagaram se não obtiverem permissão para implementá-las da maneira que desejam, o que pode ser frustrante para os consumidores.

Observação Constante do Uso do Conteúdo

Outra ótima técnica para evitar o uso indevido de nosso conteúdo e proteção é ficar de olho no uso de nosso conteúdo na web. Isso significa que devemos rastrear continuamente os pontos e plataformas onde nosso conteúdo é usado sem permissão. Não é difícil de fazer devido à disponibilidade da técnica pesquisa por imagem. Podemos tirar uma captura de tela do conteúdo que achamos que está sendo usado sem permissão e pesquisar por imagem da captura de tela usando um recurso pesquisa por foto.

Como resultado, vários resultados visualmente semelhantes serão carregados na tela. Seguindo o resultado na tela, podemos rastrear facilmente os pontos onde nosso conteúdo está presente.

Depois, podemos acessar esses sites e páginas para pedir que retirem nosso conteúdo. No entanto, se eles não concordarem em fazê-lo, podemos tomar medidas legais contra eles. Isso não apenas ajudará a remover nosso conteúdo desses sites, mas também poderá obter uma compensação pela perda que tivemos de suportar devido a seus atos vis.

Marca d’água

Também podemos proteger o conteúdo digital integrando um sinal ou identificadorem isto. Este sinal ou logotipo pode rastrear o conteúdo de volta à sua fonte. Por exemplo, podemos fotos de marca d’água, vídeos, gráficos e ilustrações para que as pessoas ainda conheçam o criador original caso alguém use nosso conteúdo sem permissão.

Além disso, devemos colocar marca d’água em nosso materialentão que ninguém consegue escondê-lo e, mesmo que o faça, tem que comprometer a qualidade do conteúdo. No entanto, devemos lembrar que colocar marca d’água no conteúdo também pode afetar a experiência de visualização de nosso público personalizado. É por isso que manter a marca d’água o mais curta possível é melhor.

Evite a propriedade conjunta

Devemos também evitar direitos de propriedade intelectual conjuntos.Nós pode comprometer nosso conteúdo se os acionistas concordarem em fazer algo que não pareça viável de usar. Como resultado, podemos sofrer uma perda, apesar de não fazer nada de errado. Isso pode ter consequências de longo prazo não apenas para nossos negócios, mas também para nossos relacionamentos.

É por isso que é recomendável manter os direitos autorais apenas em nossas credenciais comerciais individuais ou personalizadas, para que não tenhamos que enfrentar nenhuma perda às custas de terceiros.

Consequentemente, não teremos que nos preocupar ou sofrer pressões desnecessárias devido a decisões arbitrárias de nossos parceiros de negócios.

Conclusão

Esses são alguns dos caminhos principais e mais comuns que podem ser adotados para proteger na era digital. No entanto, não é garantido que nossos ativos permaneçam seguros a todo custo porque, devido aos avanços tecnológicos, as pessoas têm várias soluções para quebrar as barreiras em torno do conteúdo digital.

 

 

Foto de Capa: rawpixel.com/Freepik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745