redacao@jornaldosudoeste.com

Como tirar o Documento de Identidade Eletrônico?

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

O documento de identidade eletrônico é um facilitador e pode ser utilizado em todo país. O download do documento de identidade eletrônico pode ser feito sem custo através do aplicativo e pode ser usado de forma única sem a necessidade de outro documento para comprovar a sua autenticidade.

Para saber sobre o documento de identidade eletrônico, vamos explicar ao longo da leitura e mostrar quais as vantagens, e como ter o seu.

O que é o Documento de Identidade Eletrônico?

O documento de identidade eletrônico já está disponível para todos. O novo documento, segundo o governo federal, reduz a quantidade de fraudes, já que sua leitura é feita através do número de CPF e um QR code disponível, além de facilitar as conferências digitais para confirmação de dados.

Vale lembrar que o uso do documento de identidade eletrônico não depende do uso de outros documentos para a sua validação, o que facilita a vida dos brasileiros, além de manter registrado em um único documento a numeração de outros documentos de identificação.

Quais as vantagens?

O documento de identidade eletrônico possui vantagens para seus usuários entre eles  é mais seguro contra fraudes e falsificações, o nome social pode ser incluso sem alteração do registro civil, número de todos os documentos em um só lugar, prova de vida do INSS feita de maneira digital.

Além disso, o dono da versão eletrônica conta com a facilidade para declarar a filiação dupla, números de carteira de trabalho, reservista, e carteira de motorista em um mesmo local, maior facilidade para declarar a não binariedade e possibilidade de poder contar com dados de necessidades especiais.

Para que serve?

O novo formato do documento não altera a sua serventia, a diferença é que neste formato já disponível para todos os documentos estarão reunidos em um só lugar, facilitando a conferência dos dados online, além de oferecer a seus portadores maior segurança de seus dados e informações.

Como Fazer o Documento de Identidade Eletrônico?

Caso já tenha realizado o cadastro de biometria da justiça eleitoral, você já pode solicitar o seu documento de identidade eletrônico, já que seus dados de impressão digital estarão armazenados no banco de dados nacional.

Para solicitar, basta baixar o aplicativo do documento nacional de identidade e responder a um cadastro com seus dados, dentre eles nome completo, número de CPF, data de nascimento, nome de seus pais, um endereço de e-mail e uma senha.

Logo após preencher esses dados, a sua solicitação será finalizada em um ponto de atendimento físico, que de acordo com o governo federal, será feito pelos departamentos de segurança pública. No ato do atendimento também será necessário apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento para ter acesso ao documento.

O documento impresso ficará invalido?

Por 10 anos as carteiras de identidade ainda serão válidas para pessoas entre 12 e 59 anos Os maiores de 60 anos terão sua carteira com validade indeterminada, ou seja, elas não vão deixar de valer e as para crianças a validade será de 5 anos.

O documento de identidade eletrônico vem para facilitar a vida dos brasileiros, unificando todos os documentos em um único documento além de oferecer maior segurança contra fraudes e facilitando a verificação das informações e conferência de dados de maneira online. Os benefícios dessa nova modalidade em se identificar serão importantes e facilitadores na vida de todos os brasileiros que aderirem a esse novo formato.

 

 

Foto de Capa: Reprodução Freepik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744