redacao@jornaldosudoeste.com

Comunidades Rurais de Riacho de Santana e Matina recebem investimentos em infraestrutura hídrica

Publicado em

Por Redação

Trezentas famílias de pequenos agricultores familiares de Riacho de Santana [Comunidades de Jacaré, Curral de Pedras, Pequeno de Santa Rita, Paul e Duas Lagoas] e Matina [Lages e Lagoa das Pedras] estão sendo beneficiadas com intervenções de limpeza e requalificação de aguadas. As obras, executadas pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estão sendo financiadas com recursos de emenda parlamentar do deputado federal baiano José Alves Rocha (PR) e atendem a reivindicações feitas pela Federação de Associações do Estado da Bahia (Faesbah) – entidade que reúne Associações de Produtores Rurais dos Municípios de Igaporã, Matina, Palmas de Monte Alto e Riacho de Santana – encaminhadas pelo ex-prefeito de Caetité, José Barreira de Alencar Filho (PCdoB), e pelo prefeito de Riacho de Santana, Alan Antônio Vieira (PSD). A expectativa é que as 200 horas/máquinas alocadas nas intervenções sejam concluídas até meados do próximo mês de fevereiro.

As intervenções, segundo destacou o presidente da Faesbah, Lucimar Almeida da Silva, são importantes e vão atender a demandas de centenas de famílias de pequenos produtores familiares das localidades beneficiadas e de suas microrregiões, assegurando o armazenamento de água para enfrentamento do período de estiagem, que tradicionalmente vai de abril a setembro. O presidente da Faesbah lamentou apenas que tenha havido um atraso no atendimento da demanda, que previa-se iria ser realizado antes do início do período de chuvas, em meados de outubro do ano passado. “Infelizmente a programação da Codevasf, o período eleitoral e a transição de Governo contribuíram para que somente agora as intervenções reivindicadas pudessem ter sido iniciadas. Apesar dos prejuízos que naturalmente tivemos de contabilizar em razão desse atraso, consideramos que a limpeza e requalificação das aguadas vai contribuir e muito para beneficiar as cerca de trezentas famílias da localidades beneficiadas e as localidades em seu entorno”, pontuou.

Ainda segundo Lucimar Almeida da Silva, a Diretoria da Faesbah e Associações vinculadas a Entidade trabalham com a expectativa positiva de fortalecimento do diálogo e parceria com o prefeito Alan Antônio Vieira (Riacho de Santana) e o deputado federal José Alves Rocha para interlocução junto aos Governos Federal e do Estado e atendimento às demandas das região.

“Esperamos que o Governo Bolsonaro e a nova gestão do governador Rui Costa reforcem os investimentos na agricultura familiar, que tem que ser encarada como prioridade”, concluiu o presidente da Faesbah.

Deixe um comentário