No Brasil, esse tipo de desastre está entre os mais frequentes
Por: MDR/Agência Brasil 61
Você sabe como se proteger em casos de alagamentos?
No Brasil, esse tipo de desastre está entre os mais frequentes.
Tiago Molina Schnor, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, destaca o que a população precisa fazer para se proteger dos alagamentos.
“Se tratando de desastres e alagamentos, é importante ficar atento as dicas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Antes da época de chuva, mantenha as calhas e ralos de suas casas limpos e acione a prefeitura se houver conhecimento de boeiros entupidos ou destampados na sua rua. Se você mora próximo a areas que costumam ser alagadas, busque informações de areas que sejam seguras, como casas de parentes, amigos ou abrigos do próprio município. Procure saber também rotas de fugas seguras que possam ser utilizadas se houver necessidade de evacuação. Se houver alagamentos na região, desligue os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e feche também os registros de água e de gás para evitar riscos adicionais. Evite sempre o contato com as águas de alagamentos, elas podem estar contaminadas e provocar doenças. Além disso, nunca atravesse pontes, ruas, avenidas que estejam alagadas porque a força da água pode arrastá-lo. Importante sempre ficar atento aos alertas e recomendações encaminhadas pelos órgãos oficiais, como Defesa Civil, Prefeitura do seu município e também se cadastre para receber alertas da Defesa Civil no seu celular através de uma mensagem SMS gratuita para o telefone 40199 com o cep de sua residência ou local de interesse. E lembre-se, Defesa Civil somos todos nós.”
Para mais informações sobre as medidas de autoproteção, acesse o twitter da defesa civil nacional ou o portal mdr.gov.br.