redacao@jornaldosudoeste.com

Conheça os principais tipos de hospedagem de sites do mercado

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por: Melhorhospedagem.com

Existem vários fatores que permitem um blog, um site ou uma loja virtual se manterem acessíveis para os usuários. Um desses fatores, provavelmente o mais importante, é a hospedagem de site. 

Mas, afinal, o que significa exatamente hospedar um site? Basicamente, quer dizer a capacidade de armazenar os arquivos desse site em um servidor conectado à internet. 

Esse armazenamento, ou seja, essa possibilidade de guardar os arquivos do site é o que faz com que os usuários consigam acessá-lo, visualizar os conteúdos ali presentes e até mesmo efetuar o download dos mesmos. 

Sendo assim, é graças a um bom serviço de hospedagem que qualquer site, blog ou projeto na web fica disponível 24h para os usuários, sem dificuldades de acesso. 

Por essa razão a hospedagem de site é um recurso de suma importância, contribuindo até mesmo para um dos bens mais valiosos quando se trata de projetos online: a Experiência de Usuário. 

Por isso é bom saber também que não existe apenas um tipo de hospedagem de site. Quer saber quais são eles e como escolher o melhor para o seu projeto? Dá uma olhada então nos tópicos deste artigo e não deixe de saber mais sobre este assunto no www.melhoreshospedagem.com.

Hospedagem de sites – Conheça as principais modalidades 

Um site é um elemento indispensável para qualquer estratégia de Marketing na era digital. Não importa se você gerencia um pequeno negócio na garagem de casa ou atua como freelancer. O fato é que ao ter um site, você tem uma vitrine para mostrar o seu trabalho para todo mundo. 

Além disso, é sempre bom ter em mente que, na hora de criar um site, é necessário seguir uma cartilha básica: 

● Ter uma boa plataforma de gerenciamento (WordPress, Wix, Webnode, por exemplo)

● Priorizar o design responsivo do site

● Registrar um domínio

● Investir em uma hospedagem de site 

Quando se fala em hospedagem de site, há mais de uma alternativa, pois hoje em dia o mercado disponibiliza diferentes tipos desse serviço. Nesse aspecto, confira a seguir as mais usuais e mais recomendadas.

Hospedagem Compartilhada 

Essa é de longe a alternativa mais popular e acessível que existe quando se trata de hospedagem de sites. Ela é recomendada para os mais variados tipos de sites e blogs, pois é fácil de ser gerenciada e cabe no orçamento de qualquer usuário. 

Na prática, a hospedagem compartilhada funciona por meio do compartilhamento do servidor onde está o seu e outros sites. Não por acaso, ela é a solução mais barata e eficiente para sites pequenos e com pouco tráfego.

Hospedagem WordPress 

O WordPress é uma das plataformas de desenvolvimento web mais usadas no mundo todo. Desde a sua criação até os dias atuais ele vem passando por diversas mudanças e aprimoramentos. 

Por todo esse sucesso, muitas empresas de web hosting já oferecem uma hospedagem de sites personalizada para as características da plataforma WordPress. Isso reduz o tempo de desenvolvimento e possibilita colocar o site no ar em um período mais curto. 

Isso inclui algumas otimizações já pré-configuradas e que são extremamente amigáveis à plataforma. O resultado disso são projetos mais com melhor desempenho e menor tempo de desenvolvimento.

Hospedagem VPS 

Também chamada de Virtual Private Server, que em português quer dizer Servidor Virtual Privado, a hospedagem VPS permite ainda compartilhar o espaço do servidor com outros sites. 

Por outro lado, o modo como esse procedimento é realizado difere da hospedagem compartilhada convencional. 

Como estamos falando de um servidor virtual, a quantidade de memória e a capacidade de armazenamento é reservada virtualmente para cada servidor. Portanto, ela é utilizada unicamente pelo seu site ou, em determinados casos, pelos sites que você administra. 

A vantagem disso é que o seu projeto não é impactado por outros projetos que podem provocar lentidão no seu site, algo que pode acontecer com frequência na hospedagem compartilhada, por exemplo. 

Todavia, o uso da hospedagem VPS irá demandar um maior conhecimento técnico, pois ainda que existam pacotes prontos de servidores virtuais, você será responsável por efetuar as atualizações de software, de segurança e também de efetuar algumas personalizações quando necessárias.

Hospedagem Cloud

Também conhecida como Hospedagem na Nuvem, trata-se de um serviço baseado na Cloud Computing (ou Computação em Nuvem). 

A hospedagem Cloud permite disponibilizar na internet mais de um servidor online, o que pode ser conhecido como clusters. Com isso, um site tem plenas condições de ser hospedado em várias máquinas virtuais, que atuam em conjunto. 

Isso facilita, entre outras coisas, realizar uma melhor distribuição das cargas de processamento, armazenamento de dados e também de memória. 

Além do mais, por meio de um serviço de hospedagem na nuvem, os recursos do seu site, tais como arquivos e imagens, podem ser ajustados levando em conta a demanda. 

De um modo bem prático, isso significa que, caso o servidor atinja o limite de acessos, atrapalhando o tráfego, essa demanda pode ser enviada a outros servidores, conferindo mais espaço para atender às novas demandas. 

Hoje em dia, os sistemas em hospedagem na nuvem são bastante requisitados por conta das vantagens oferecidas, que podem ser tanto a facilidade de manutenção e personalização, quanto o tempo de resposta mais rápido e a experiência otimizada.

Hospedagem Dedicada 

Esse é o tipo de hospedagem mais robusto e indicado para projetos extremamente personalizados que merecem total atenção em termos de desempenho. 

Exemplo disso seriam grandes e-commerces ou marketplaces que não podem sofrer nenhum tipo de oscilação em seu desempenho. 

Da mesma forma, esse tipo de hospedagem também precisa ser constantemente gerenciado, precisando assim de um gestor para fazer as devidas manutenções e monitoramento.

Como escolher a melhor hospedagem de sites

fonte: rawpixel/Freepik

Todas as opções de hospedagem de site são viáveis e contam com vários benefícios, porém, para que o desempenho seja realmente satisfatório, a escolha da hospedagem mais eficiente vai depender basicamente do tipo e dos objetivos do seu projeto.

Sendo assim, sites institucionais e blogs pessoais, por exemplo, podem contar com uma hospedagem do tipo compartilhada e obter bons resultados. 

No entanto, é sempre importante lembrar que, diante do possível crescimento do seu projeto e do aumento de tráfego, é bom pensar em migrar para um serviço de hospedagem mais robusto e com mais recursos. 

Sobretudo, é aí que entram a hospedagem VPS e a Cloud. Elas são excelentes alternativas para quem gerencia blogs com tráfego bastante elevado, bem como para quem possui uma loja virtual. 

Com os recursos que esses dois tipos de hospedagem oferecem, é possível manter tais projetos online por muito mais tempo, melhorando a velocidade no carregamento das páginas e, consequentemente, a experiência de usuário.

Conclusão 

Mais do que um simples serviço, o serviço de hospedagem faz toda a diferença para a qualidade do seu site. 

Não importa se você gerencia um e-commerce, um blog pessoal ou o seu portfólio online, esse projeto apenas terá a credibilidade e o poder de alcance que você deseja se tiver como alicerce um bom serviço de hospedagem de site. 

Portanto, conhecendo os diferentes tipos de hospedagem de site e as suas principais características, você terá totais condições de garantir uma boa presença digital e o melhor desempenho para os seus projetos web.

Foto de capa: Freepik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745