Na manhã da última quarta-feira (25), a Coordenação Municipal de Cultura de Itambé promoveu uma reunião que teve por objetivo iniciar um diálogo entre Poder Público, artistas e representantes de diversos grupos culturais da cidade, bem como discutir as primeiras ações de trabalho voltadas à Cultura local.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e contou com a presença do coordenador municipal de Cultura, Heliodório Almeida; da secretária municipal de Educação, Alecciene Gusmão; da Assessora da Assistência Social, Sara Mendes, representando a secretária municipal de Assistência Social Norma Gama; e representantes de organizações e vários artistas do município.
Iniciando o encontro, o coordenador de Cultura destacou a importância da união entre artistas e poder público em favor da busca e do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a Cultura. Na oportunidade, Heliodório falou sobre a criação do Plano Municipal de Cultura, ressaltando a intenção de buscar a participação e a colaboração da classe artística na criação destas ações.
Ainda na reunião, a secretária de Educação pontuou a necessidade em apoiar os grupos, para que os mesmos se organizem com a finalidade de buscar recursos através dos editais culturais. A pedido da secretária Norma Gama, a Assessora da Semas, Sara Mendes, colocou a Pasta da Assistência Social à disposição da Cultura para realizar parcerias, e aproveitou para orientar os participantes, sobretudo na importância da representatividade da classe artística nos Conselhos Municipais de Educação, de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Ao elogiar iniciativa do Governo Municipal em promover a primeira reunião com os artistas, o diretor do Grupo Artes Cênicas, Matheus Cerqueira, defendeu a criação de um plano de ação na área cultural e a importância da institucionalização da Cultura, através da organização dos grupos locais, a fim de favorecer os artistas na captação de recursos.
Na oportunidade, a diretora da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – de Itambé, Cíntia Gusmão, apontou a necessidade do apoio técnico do município para que os artistas possam elaborar com êxito seus projetos.