Vacina é importante para evitar casos graves da doença. Imunizante bivalente está disponível para a população com mais de 18 anos, em todo o país
Por: Janine Gaspar|Agência Brasil 61
Mais de 21 milhões de doses da vacina bivalente contra Covid-19 já foram aplicadas no Brasil, segundo dados do vacinômetro do Ministério da Saúde. Em relação ao percentual da população que recebeu o imunizante por estado, São Paulo lidera o ranking, com 17%, seguido pelo Distrito Federal, com 16% de cobertura vacinal. O percentual nacional é de 12%. ,
Ainda segundo o Ministério da Saúde, em números percentuai, Bom Sucesso, na Paraíba, é a cidade com maior taxa de cobertura vacinal, com 53%, seguida por Carnaubeira da Penha, em Pernambuco, e Gália, em São Paulo, ambas com 52%.
O infectologista Julival Ribeiro destaca que é importante reforçar o esquema vacinal com a dose bivalente pelo seu maior potencial de proteção em relação às vacinas monovalentes. “A diferença é que a vacina anteriormente só tinha o coronavírus original, e com a cepa bivalente, que é a chamada vacina bivalente, nós temos a chamada cepa original bem como a cepa que estão circulando, da Ômicron, por isso que é chamada bivalente”, explicou.
Estão aptos a receber o imunizante bivalente todos os brasileiros maiores de 18 anos que tenham completado o ciclo inicial com as duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose.
Desde o início da pandemia, o Brasil registrou mais de 37 milhões de casos de Covid-19. Destes, 24.659 foram notificados na semana epidemiológica 22 de 2023. Já em relação a mortes, a mesma semana registrou 384 notificações, o número total ultrapassa 703 mil.