redacao@jornaldosudoeste.com

Cresce a procura por rastreadores UPRs em usinas e mineradoras

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por: Ztrax

Usinas e as mineradoras, as indústrias que movimentam a indústria nacional, estão antenadas com segurança, produtividade e entrega de resultados através da tecnologia. Esta preocupação cresce a cada dia conforme os número de exportação destas commodities são divulgadas. Somente a China, maior parceira comercial do Brasil, importou 100,2 milhões de toneladas de minério de ferro somente em março, crescimento de 14,8% no comparativo com março do ano anterior.

Este crescimento é fruto da expectativa das siderúrgicas chinesas refletindo o bom momento do país asiático que encomendou cargas maiores do minério pela previsão de demanda de aço mais forte ainda neste ano:

“As mineradoras precisam pensar na gestão e monitoramento de suas equipes para não atrasar as entregas, que vão crescer ainda mais. O uso de UPRs, equipamentos rastreadores portáteis que criam cercas virtuais avançadas que permitem delimitar áreas geográficas em um mapa digital, já faz parte do dia a dia de uma gestão de equipes eficiente. Estas cercas virtuais podem ser usadas para aumentar a segurança e a produtividade da equipe, por exemplo” explica Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax.

Monitoramento mantém ambiente produtivo e seguro

Uma vez que seja configurado os limites virtuais para emitir alertas caso algum objeto ou pessoa ultrapasse essa fronteira, o equipamento consegue armazenar, por até cinco dias, todos os dados sobre a localização de quem está portando cada UPR.

“Imagine uma área aberta gigante com mais de 2000 pessoas trabalhando constantemente. Se acontecer um problema grave, como o rompimento de uma barragem, como saber se estes trabalhadores estão em segurança? Quantas pessoas permanecem na zona afetada? Será que estes trabalhadores seguiram o protocolo de evacuação correto?” indaga.

As áreas de mineração são ambientes com alto grau de perigo, oferecendo diversos riscos aos trabalhadores por isso conta com a supervisão de um profissional técnico habilitado. Esse profissional é o responsável por criar as rotinas, fazer as intervenções e observações necessárias que precisam estar registradas em documentos oficiais para eventuais ações de fiscalização:

“Este gestor consegue precisa saber a localização de um minerador no ambiente de trabalho. A UPR é capaz de armazenar os sinais internamente por até cinco dias, facilitando este trabalho de monitoramento até mesmo para execução de planos de evacuação ou de gestão de tempo durante o trabalho. O último sinal emitido pode, inclusive, servir para encontrar uma pessoa que precisem de auxílio, indicando para qual ponto específico as equipes de resgate e socorro precisem se deslocar.”

Aumentando a segurança nas grandes operações

Uma mineradora de grande porte que atua onde houve ressente desastre ambiental adotou este sistema de monitoramento via UPR logo após os recentes acidentes ocorridos na região, implementando o sistema para acompanhar mais de 1.000 trabalhadores no local:

“Quem trabalha com barragens ou mineradora consegue monitorar não só a produtividade, mas a segurança de quem está em campo. A segurança dessas pessoas no ambiente externo faz muita diferença inclusive para os países compradores de minério, que exigem medidas de segurança na origem” completa Marcelo.

Foto de capa: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745