Por Gabriela Costa Matias
Transitar por ruas da cidade a qualquer hora do dia, utilizar aparelhos eletrônicos ao ar livre ou apenas realizar compras cotidianas no comércio local, são ações praticadas no dia a dia por muitos cidadãos brasileiros. A questão é: você sente segurança enquanto vivencia estas situações? De acordo com dados disponibilizados em fevereiro deste ano, pela Organização Não Governamental mexicana Seguridad Justicia y Paz (Segurança, Justiça e Paz), do Consejo Ciudadano para la Justicia Penal A. C. (Conselho Cidadão de Segurança Pública e Justiça Criminal A. C.), publicado por meio do “Ranking das 50 cidades mais violentas do mundo em 2022”, que se baseia em registro sobre casos de homicídios, inclui o Brasil, que está listado com dez cidades: 11º Mossoró (RN); 19º Salvador (BA); 21º Manaus (AM); 22º Feira de Santana (BA); 26º Vitória da Conquista (BA); 28º Natal (RN); 31º Fortaleza (CE); 35º Recife (PE); 36º Maceió (AL); 40º Teresina (PI).
Vitória da Conquista, município do Sudoeste baiano, apresentado em 26º lugar, é destacado com 184 mortes. Em entrevista ao JS, o comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Polícia Militar da Bahia (CPRSO-PM/BA), Coronel PM Ivanildo da Silva, apresenta registro sobre crimes que incluem homicídios e latrocínios, no município, apurados por meio do Centro de Decisões Estratégicas e Planejamento Operacional de Crime Violento Letal Intencional (CVLI), que comprovam redução desses crimes. De acordo com o Centro, em 2022, foram identificadas 49 mortes, menos da metade do total indicado no Ranking Internacional.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO 717 DO JORNAL DO SUDOESTE, ACESSANDO O LINK: https://www.jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-717/