Por JS/Publicidade
O edamame, ou soja, é uma planta versátil que produz vagens que podem ser cozidas no vapor e, em seguida, descascadas para obter grãos frescos e macios, ou grãos maduros que podem ser secos para armazenamento de longo prazo antes do cozimento. Edamame é o nome do feijão jovem, enquanto a soja é o nome do feijão maduro.
Esses feijões são cultivados e usados para cozinhar há milhares de anos no Sudeste Asiático e estão se tornando cada vez mais populares também na culinária europeia e americana. Eles são ricos em proteínas e podem ser cozidos no vapor ou em vagens, adicionados a molhos, saladas, acompanhamentos, ensopados ou caçarolas.
As plantas de soja são resistentes à geada e precisam de verões longos e quentes para obter uma boa colheita, portanto, podem ser cultivadas em campo aberto somente em regiões de clima temperado. Observe que esses grãos contêm toxinas e devem ser cozidos antes do consumo; não devem ser consumidos crus.
Como Plantar Soja
A plantação de soja tem semelhanças com o cultivo de outras variedades de feijão. Eles se desenvolvem em plena luz do sol e preferem solo levemente ácido a neutro, com um nível de pH que varia de 6,0 a 6,8. Esses grãos podem ser cultivados em zonas de plantio de 2 a 11 como culturas anuais.
O crescimento bem-sucedido da soja requer uma estação de crescimento longa e quente, e ela é suscetível a danos causados pela geada. É melhor semear as sementes de soja diretamente no solo quando ele estiver aquecido e não houver mais risco de geada. A germinação ocorre rapidamente, semelhante à de outros tipos de feijão.
O transplante de soja não é recomendado devido ao seu sistema radicular pouco profundo. Plantio de soja faz no solo 2 a 3 semanas após a data da última geada, quando a temperatura do solo atingir cerca de 60°F. Plantar soja e as sementes em uma profundidade de 1 a 2 polegadas.
Espace as plantas de soja com aproximadamente 4 a 6 polegadas de distância umas das outras, deixando 24 polegadas entre as fileiras. Se estiver seguindo o método de jardinagem de pé quadrado, você pode plantar 9 plantas de soja por pé quadrado.
A soja tem um padrão de crescimento semelhante ao do feijão do mato e, portanto, normalmente não requer estruturas de suporte, como gaiolas ou estacas. Entretanto, em regiões com muito vento, alguns jardineiros podem optar por fornecer suporte para as plantas.
Cuidando da Soja
Informações sobre como cuidar dos grãos de soja:
A soja se desenvolve em plena luz solar e requer um mínimo de 6 horas de luz brilhante por dia.
A soja pode se adaptar a vários tipos de solo. O ideal é que seu solo seja bem drenado e mantenha um nível de pH neutro a levemente ácido entre 6,0 e 6,5.
Apesar de sua tolerância à seca, a umidade insuficiente pode levar a colheitas reduzidas. A rega regular promove plantas de soja mais saudáveis e produtivas. Normalmente, fornecer cerca de 2,5 cm de água por semana é suficiente, e a aplicação de cobertura vegetal orgânica ao redor da base das plantas ajuda a reter a umidade do solo de forma ainda mais eficaz.
A soja não é resistente a temperaturas frias e só deve ser plantada quando o risco de geada tiver passado completamente. Evite apressar o processo de plantio, pois a temperatura do solo deve ser de pelo menos 65°F. O plantio de sementes em solo excessivamente frio pode retardar a germinação e potencialmente levar ao apodrecimento da soja antes da germinação.
Reforçar o solo com adubo antes do plantio pode dar à soja um início forte para a estação de crescimento. Aproximadamente 6 a 8 semanas após o plantio, considere a possibilidade de fertilizar os grãos de soja com um fertilizante de alta qualidade e baixo teor de nitrogênio, como a farinha de algas.
Colheita da Soja
Os grãos de soja frescos normalmente estão prontos para a colheita em um intervalo de 75 a 110 dias após o plantio. Para garantir o melhor sabor, é recomendável colher os grãos quando as vagens estiverem verdes brilhantes, gordas e medindo cerca de 5 a 7,5 centímetros de comprimento. As vagens que começaram a ficar amarelas são consideradas maduras demais e não oferecem textura ou sabor desejáveis.
A soja também pode ser colhida para a obtenção de grãos secos. Quando as vagens estiverem completamente secas e for possível ouvir o barulho das sementes em seu interior, é hora de colher a planta inteira e pendurá-la em uma área fresca e seca para secagem posterior.
Problemas do Cultivo de Soja e Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas terão um impacto significativo na produção de soja. É provável que os déficits de umidade causados pelas variações na duração das monções continuem a afetar negativamente o desenvolvimento e o crescimento da soja durante os períodos críticos de crescimento. As chuvas em setembro, durante o enchimento das vagens, são essenciais para o rendimento da soja e sua ausência pode resultar em uma perda de rendimento de 50%. A interrupção precoce das monções leva ao estresse hídrico na fase de enchimento das vagens da soja. Chuvas fortes e precoces resultaram em aumento da área cultivada. O excesso de chuvas pode levar a reduções significativas de rendimento, como ocorre com outras culturas de cereais; o crescimento e o desenvolvimento da soja também são afetados pela temperatura.
Então, não semeie sementes de soja quando o campo ou pomar estiver excessivamente úmido, pois o nematoide de cisto e a síndrome da morte súbita podem afetar o potencial de crescimento. As baixas temperaturas do solo impedem a germinação da semente de soja ou causam o desenvolvimento de patógenos de podridão radicular. Além disso, o plantio de soja muito cedo pode favorecer altas populações de besouros da folha do feijão.