redacao@jornaldosudoeste.com

Cultura de cibersegurança pode prevenir ataques hackers nas Prefeituras 

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

RCD Cidades aborda como governos podem montar estratégias para proteger e fortalecer a segurança digital 

Por Evelin Moreira/Rede Cidade Digital

A criação de cultura de cibersegurança é uma das principais estratégias para que governos e empresas se protejam contra ataques hackers. É o que destaca o diretor da NETDEEP e referência em Cibersegurança e Ethical Hacking, André Ferreira, convidado do RCD Cidades, que será realizado na próxima quinta-feira (12), às 10 horas. 

O programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho, vai tirar dúvidas ao vivo de gestores de todo o país sobre como se proteger contra vazamentos de dados, um problema enfrentado por diversas Prefeituras do país. 

O setor de governo é atualmente o segundo que mais sofre ataques cibernéticos em todo o mundo, de acordo com relatório de Inteligência de Ameaças da Check Point Software. Segundo o especialista, a cibersegurança virou um pilar essencial na proteção e fortalecimento dos serviços públicos. “À medida que a digitalização avança, as administrações municipais se tornam alvos de ciberataques cada vez mais sofisticados. Uma estratégia bem delineada permite não só a proteção de dados sensíveis, mas também a continuidade dos serviços públicos em caso de incidentes. Além disso, uma postura proativa em segurança digital fortalece a resiliência das instituições e a confiança da população”, avalia. 

No mês passado,a Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais paranaense, foi vítima de um ataque hacker. Os ciberataques podem ter impactos devastadores na gestão pública, indo desde a paralisação de serviços essenciais até o comprometimento de informações confidenciais. 

“As consequências são amplas e podem gerar prejuízos financeiros e danos irreparáveis à reputação das administrações. Por isso, vamos abordar casos reais e estratégias eficazes para mitigar esses riscos, destacando a importância de uma cultura de cibersegurança dentro das instituições públicas”, completou André Ferreira.

O RCD Cidades vai ao ar pela TVRCD, no YouTube. Para participar ao vivo, é preciso inscrever-se gratuitamente pelo https://sympla.com.br/rcd.

Sobre a Rede Cidade Digital – A RCD, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, realiza eventos gratuitos para prefeitos, gestores e vereadores pelo país, como forma de levar conhecimento sobre como utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação no aprimoramento dos serviços públicos.

Além dos Fóruns e Congressos de Cidades Digitais e Inteligentes realizados pelo país, a RCD inovou durante a pandemia com a promoção de eventos online para as Prefeituras. Prefeitos e gestores de mais 2.400 prefeituras, em 23 Estados, já participaram dos encontros virtuais para troca de experiências e apresentação de ações que visam tornar as cidades mais conectadas, eficientes e inteligentes. O acervo completo sobre como as cidades brasileiras investem na modernização dos serviços públicos está disponível na TVRCD.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744