redacao@jornaldosudoeste.com

De olho no futuro: o que você precisa saber para investir no mercado cripto

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Mesmo sendo o sétimo maior mercado de ativos criptos do mundo, brasileiros têm receio de investir em moedas digitais

Por: Natália Peixoto/Mailing Imprensa

Apesar de o Brasil ter movimentado mais de US$ 140 bi em criptomoedas entre julho de 2021 e julho de 2022, segundo dados da plataforma Chainalysis, ainda há uma percepção de muito mistério sobre como começar a investir no setor. A mesma pesquisa mostra que o país é o sétimo maior mercado de ativos cripto do mundo e líder na América Latina; mesmo assim, seis em cada dez pessoas dizem que o principal motivo para não investirem em ativos digitais é o medo de perder dinheiro, aponta estudo da empresa internacional de cibersegurança Kaspersky.

“Assim como em qualquer investimento, há sim um risco quando falamos no mercado cripto, mas entender como ele funciona já é o primeiro passo para se sentir mais seguro e analisar se vale ou não a pena investir. Este mercado tem grande potencial de crescimento e, mesmo que não seja do desejo das pessoas investir nele agora, pode ser que no futuro elas mudem de ideia”, diz Paulo Fernando Braga, CEO da Omega Investimentos, casa de investimentos em cripto e wealth tech especializada em consultoria de ativos digitais, blockchain e criptomoedas.

Para facilitar e diversificar o conhecimento no assunto, Paulo pontuou, em itens simples, o conhecimento básico para começar a investir neste mercado:

Entenda o conceito de criptomoedas

As criptomoedas são moedas digitais que usam a criptografia para garantir segurança em suas transações. A mais conhecida é o Bitcoin, mas há diversas outras no mercado, como Ethereum, Litecoin, Bitcoin Cash e Ripple.

Pesquise o mercado

Depois de entender o que são criptomoedas, é importante pesquisar sobre o mercado e seus riscos. Embora a volatilidade dos ativos traga grandes oscilações de preço, o que pode resultar em ganhos ou perdas significativas, estamos falando de um mercado em expansão, com grande potencial de lucro no longo prazo.

Escolha uma exchange

O próximo passo é escolher uma exchange confiável para realizar suas operações – exchanges são empresas mediadoras, que fazem a ponte entre os vendedores e os compradores de ativos digitais. Existem diversas plataformas  no mercado, por isso é importante escolher uma que seja segura, com boa reputação e com uma grande variedade de criptomoedas para negociação. 

Comece a investir

Com a conta verificada numa exchange, o próximo passo é transferir dinheiro para essa conta e comprar criptomoedas. Algumas plataformas permitem que o depósito seja feito em moeda local, enquanto outras só aceitam depósitos em criptomoedas. Na maioria, é possível comprar fracionamentos dos ativos, o que é uma vantagem, já que muitas delas têm valores elevados.

Tenha atenção

Após comprar as criptomoedas, é importante não esquecer da segurança. Elas devem ser armazenadas em uma carteira digital segura, que pode ser fornecida pela própria exchange ou por uma carteira offline. Lembre que as criptomoedas são ativos digitais, e a perda da carteira pode resultar em perda irreversível dos fundos.

Por fim, vale lembrar que esse mercado é volátil e que os preços podem oscilar bastante. Por isso, esteja sempre atento às notícias e eventos relacionados ao mercado, além de realizar análises técnicas e fundamentais para tomar decisões de investimento mais bem informadas.

Foto de capa: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745