Por: Cynthia Ribeiro Rodrigues
Na Região Nordeste, as cidades de Acari, Cerro Corá, Felipe Guerra, João Dias, Rafael Fernandes, Rodolfo Fernandes, São João do Sabugi e Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, e Jacaraci, Queimadas e São Gabriel, na Bahia, tiveram a situação de emergência decretada devido à estiagem.
Na Região Sul, três cidades obtiveram o reconhecimento federal também por estiagem: Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, e Águas de Chapecó e São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina.
Já Anori, no Amazonas, teve situação de emergência decretada devido às inundações que atingem diversos municípios do estado.
Acesso a recursos
Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no Diário Oficial da União (DOU), o estado ou o município pode solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.
Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada Portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
Nesta segunda-feira, a Defesa Civil Nacional também repassou mais de R$ 4 milhões em recursos para municípios atingidos por desastres naturais.