Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do MDR
A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em sete municípios da Região Nordeste do País entraram por conta de desastres naturais.
As cidades de Cruzeta, Jandaíra, Japi e Riachuelo, no Rio Grande do Norte, e Iuiú, na Bahia, registraram estiagem. Já Betânia do Piauí passa por seca e Itaquara, na Bahia, sofre com chuvas intensas.
Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, as cidades ficam aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. O dinheiro pode usado de três maneiras, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil
“Os recursos da defesa civil nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre”
Todo o procedimento de solicitação de recurso deve ser feito pelo S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.