redacao@jornaldosudoeste.com

Depois de quase duas décadas de debates e disputas políticas, o Projeto de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Brumado finalmente sai do papel

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Redação

Após quase vinte anos de debates acalorados e obstáculos administrativos, Brumado dá um passo decisivo na melhoria de sua infraestrutura sanitária. O Projeto de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que há anos permanecia na gaveta por motivos que iam além do interesse público, agora avança com a assinatura do Contrato entre o novo Governo Municipal e o Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia.

A assinatura ocorreu na manhã da quarta-feira, 23 de abril, na sede da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em Salvador, marcada por uma reunião entre o presidente da autarquia, Gildeone Almeida Santos, e o prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (Avante). O acordo prevê um investimento de mais de 330 milhões de reais para a execução das obras, que irão transformar a rede de saneamento da cidade, beneficiando 100% da população urbana e da Vila Presidente Vargas contribuindo para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na Saúde, além da extensão da rede de abastecimento de água para o Distrito de Arrecife e execução da segunda etapa de ampliação da Barragem de Cristalândia, que vai impactar na garantia hídrica não só de Brumado – sede e localidades da zona rural – mas também dos municípios de Ituaçu, Tanhaçu e Malhada de Pedras.

O Projeto, que visa ampliar e modernizar o Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto, enfrentou durante duas décadas uma série de entraves políticos e administrativos, interesses de grupos específicos, especificamente do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), que nos seus quatro mandatos à frente do Executivo brumadense pautou a questão, muitas vezes de forma alheia ao bem-estar coletivo, tentando, incialmente emplacar, no final de 2011 e início de 2012, a criação de uma autarquia municipal (Serviço de Água e Esgoto de Brumado 0 Saesb), e posteriormente, já no último mandato (2020/2024), privatizar os serviços, que não só dificultaram como protelaram a implementação de uma solução definitiva.

Durante anos, debates públicos muitas vezes foram desviados por questões partidárias e interesses econômicos, o que atrasou a realização de obras essenciais para a Saúde Pública e o Meio Ambiente, levando a população, que sofria – continua sofrendo – diariamente com problemas de saneamento, viu suas expectativas se frustrarem várias vezes.

A chegada de uma nova gestão municipal trouxe uma mudança de postura. Com um discurso – e ações – comprometido com o interesse público, o Governo do prefeito Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (Avante), que logo ao assumir desceu do palanque e buscou o entendimento e alinhamento com o Governo do Estado – ao contrário de seu antecessor, que privilegiou, principalmente nos dois últimos mandatos (2016/2020 e 2021/2024) o confronto, nem sempre político e ideológico, mas também pessoal com os chefes do Executivo Estadual (Rui Costa dos Santos e Jerônimo Rodrigues Souza, ambos do PT), priorizou a assinatura do Contrato restabelecendo a concessão para que a Embasa continue, legalmente, explorando os serviços de coleta, tratamento e distribuição de água e coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário da cidade, buscando garantir recursos e acelerar o início das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário. A parceria, recém formalizada, com o Governo Estadual foi fundamental, uma vez que o investimento de mais de 330 milhões de reais será destinado à implantação do Sistema de Saneamento e a ampliação da capacidade de armazenamento de água da Barragem de Cristalândia.

Segundo o prefeito Fabrício Abrantes Pires de Souza Oliveira (Avante), a assinatura do Contrato com a Embasa representa o compromisso de transformar a realidade de Brumado. “Estamos cumprindo uma promessa de melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos e de cuidar do nosso meio ambiente. Este é um passo importante que vai refletir positivamente na Saúde Pública e na sustentabilidade do nosso município”, pontuou.

A expectativa é que as obras de saneamento avancem nos próximos meses, com a instalação das redes de coleta, estações de tratamento e melhorias na infraestrutura existente. Além de garantir o acesso ao saneamento básico para toda a população, o Projeto também deve gerar empregos e estimular o desenvolvimento econômico local.

Especialistas destacam que uma cidade com Sistema de Esgotamento eficiente reduz significativamente riscos de doenças relacionadas ao saneamento precário, além de contribuir para a preservação ambiental e, por consequência, impacta positivamente nas condições e qualidade de vida da população.

Após quase duas décadas de debates contraditórios e obstáculos que pareciam insuperáveis, a assinatura do contrato marca um novo capítulo na história do saneamento em Brumado. Com o apoio do Governo Estadual e o compromisso do novo Governo Municipal, o Projeto promete transformar a realidade de milhares de moradores, demonstrando que, quando há vontade política e interesse público, avanços concretos podem ser alcançados em benefício de toda a sociedade.

Foto: Divulgação

13 comentários em “Depois de quase duas décadas de debates e disputas políticas, o Projeto de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Brumado finalmente sai do papel”

  1. Texto excelente, que retratou a reaidade de quem não teve compromisso com a saúde do povo, por vaidade ou intreresses escussos. O prefeito Fabrício tem todas as características para resolver os problemas das carências de Brumado. Em frente prefeito, com ética e respeito a população aprova as suas ações que atendam ao desejo popular.

    Responder
  2. Hey I know this is off topic but I was wondering
    if you knew of any widgets I could add to my
    blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite
    some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.

    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to
    your new updates.

    Responder
  3. Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and
    sources back to your blog? My website is in the exact same niche as yours
    and my visitors would definitely benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this okay with you. Many thanks!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748