redacao@jornaldosudoeste.com

Deputado José Raimundo Fontes assume presidência da Assembleia Legislativa do Estado

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Redação

 

O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) assumiu interinamente, na noite do último dia 20, a presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Atual vice-presidente da Casa, o deputado petista fica no comando do parlamento baiano até o início de março.

O deputado Adolfo Menezes se ausentou do pais e, antes, transmitiu o cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia ao deputado José Raimundo Fontes (PT). 

Zé Raimundo (D) assumiu o comando da Casa com a viagem do presidente para o exterior

Ao JS, o deputado José Raimundo Fontes apontou que recebeu a missão com serenidade e consciente da responsabilidade, conforme previsto pelo Regimento da Assembleia Legislativa, de forma discreta e dando continuidade ao trabalho que vem sendo conduzido pelo deputado Adolfo Menezes. “Uma responsabilidade muito grande e também uma honra assumir o cargo pela primeira vez e nesses próximos dias vou dar continuidade ao t

Trajetória

Natural de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, José Raimundo Fontes nasceu no dia 15 de abril de 1950. É graduado em Pedagogia – Administração Educacional pela Faculdade de Educação da Bahia (Faceba) e em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Especialista em Conteúdos e Métodos de Estudos Sociais pela Universidade Federal da Bahia e em Documentação e Arquivos Históricos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP); Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo.

Deputado Estadual José Raimundo Fontes. 

Iniciou sua vida pública em 1960, inicialmente em Grupos de Jovens da Igreja Católica, participando ativamente das mobilizações dos estudantes secundaristas no final dos anos 60 e da resistência política à Ditadura Militar e pela redemocratização do país nas décadas de 70 e 80.  Foi dirigente do movimento sindical dos professores da rede pública de Ensino de Vitória da Conquista, tendo sido um dos fundadores e primeiro presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Adusb). Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tendo ocupado, em diversas oportunidades, cargos na Executiva Municipal do PT de Vitória da Conquista, da Executiva Regional do Partido dos Trabalhadores na Bahia e Diretor Regional da Central Única dos Trabalhadores.

Foi vice-prefeito (2000/2002), prefeito do município entre 2002/2004 e 2005/2008.

Foi eleito deputado estadual em 2010 (2011/2015) e reeleito em 2014, 2019 e 2022 para os quadriênios 2015/2019, 2019/2023 e 2023/2027.

Fotos: Ascom Alba/Agência Alba

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745