redacao@jornaldosudoeste.com

Deputado Zé Raimundo destaca importância da cultura em abertura do Curta5 – Festival Estudantil de Curtas, 13ª edição

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Joana D’arck Cunha Santos

Ao participar da cerimônia de abertura da 13ª edição do Curta5- Festival Estudantil de Curtas, realizada nesta última terça-feira (17), às 19:00h, no auditório do IFBA, o deputado estadual Zé Raimundo (PT) destacou a importância da atividade cultural no município de Vitória da Conquista, que conta com o apoio do seu mandato estadual: “Apoiar projeto como este e diversas outras iniciativas que promovem a cultura e a educação para a juventude é uma enorme satisfação para mim. A criação salva e a juventude é força que se renova”, disse.

Zé Raimundo participou da solenidade como apoiador do Curta5 a convite da comunidade acadêmica do IFBA e esteve ao lado da reitora do instituto, Luzia Mota, e do diretor do campus conquistense, Felizardo Rocha. Também manteve contato com participantes do festival, a exemplo dos alunos do Colégio Estadual Sá Nunes, que estão apresentando filme na programação do evento que se realiza de 17 até o próximo dia 21 de setembro, com exibições de vídeos estudantis, oferecimento de oficinas, rodas de conversa e outras atividades.

Fotos: Divulgação

Em suas conversas com os participantes, o deputado lembrou dos seus tempos de estudante da UFBA e de quando participou de cursos livres do Clube de Cinema, tendo sido aluno dos cineastras Walter da Silveira e José Umberto. Depois, como professor da UESB e também como prefeito de Conquista (2002-2008), apoiou eventos da Sétima Arte, inclusive a produção do premiado filme Central do Brasil, de Walter Sales Júnior, cuja gravação teve uma parte realizada no município.

“Apoiamos sempre a cultura, eu e o deputado federal Waldenor Pereira, reitor da UESB à época de Central do Brasil, e seguimos assim em nossos mandatos parlamentares. Apoiamos festivais musicais e de cinema, como o Musicante e este Curta5, feiras de ciência e tecnologia e outras atividades culturais. Por isso, para nós é uma alegria celebrarmos aqui o talento e a criatividade dos nossos jovens, reafirmando o poder transformador da cultura”, reforçou Zé Raimundo.

O Curta5 Criado em 2010, o Festival Estudantil de Curtas foi idealizado com o objetivo de incentivar e promover a produção audiovisual, a partir do espaço escolar, e estimular o desenvolvimento e a produção de vídeos de cunho educativo, artístico e cultural, possibilitando a criação, a reflexão e a difusão do cinema estudantil com a participação da sociedade, educadores, cineastas e pesquisadores do audiovisual.

O Curta5 valoriza a criatividade através da experimentação com produção audiovisual, utilizando-se de novas mídias, a fim de descobrir e promover talentos como fonte de cultura e lazer, valorizando a produção de vídeo como ferramenta de construção do conhecimento; a valorização, exibição e compartilhamento de práticas pedagógicas relacionadas com a produção de vídeo, a partir do ambiente escolar.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744