O Dia do Médico é celebrado no dia 18 de outubro, data associada ao Evangelho de Lucas, que era médico e, por isso, foi declarado o padroeiro – patrono, inspirador da profissão, desde o século XV.
O médico é uma pessoa que recebe, por vocação, o dom divino para aliviar o sofrimento e as angústias do indivíduo através do seu conhecimento da medicina. A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade reconhecer e homenagear o trabalho desses profissionais que dedicam a vida, ao bem-estar e à minimização dos sofrimentos dos pacientes. A Medicina é a ciência e arte que trata da cura e da prevenção da doença, bem como da manutenção da saúde. Luta para salvar vidas, através de medicamentos apropriados ao mal do paciente.
JURAMENTO DE HIPÓCRATES:
“Juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:
Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar danos ou mal a alguém.
A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.
Conservarei imaculada minha vida e minha arte.
Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.
Em toda casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução, sobretudo dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.
Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”
Os desafios atuais da medicina são: o VIH (HIV); o vírus Ebola, entre outros. desde 2020 a população mundial está lutando contra a epidemia do COVID-19. Os laboratórios estão envidando esforços na fabricação de vacinas para combater o vírus.
A evolução da medicina é constante e viabilizada pelos métodos científicos modernos com o auxílio da tecnologia e da informática. Ultimamente as doenças que se supunham extintas estão voltando e os profissionais estão atentos para debelá-las.
Salve o Dia do Médico!