redacao@jornaldosudoeste.com

DIA DO PROFESSOR

Publicado em

Em 15 de outubro comora-se o Dia do Professor, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento, abrangendo uma equipe de profissionais que trabalha desde a educação infantil até o ensino superior universitário e especializações. Trata-se de uma das mais antigas e importantes profissões praticadas no mundo, afinal, ela transmite conhecimentos e a correta orientação para o enfrentamento do cotidiano. O saber é de fundamental importância para o exercício da cidadania.

O grande problema com relação ao exercício da profissão, é a desvalorização do professor, a falta de incentivo e oportunidades para a sua formação intelectual, a falta de condições funcionais. Embora seja a mais importante na concepção da sociedade, a realidade do seu conceito, não é observado.

Os profissionais da área sofrem com os baixos salários, as precárias condições de trabalho e em alguns casos o trabalho excessivo, além de outros fatores, como a indisciplina de alguns alunos e a superlotação das salas de aula. Essa realidade se reflete no baixo interesse pelo exercício da profissão de professor. Nesse contexto têm se notado que muitos, ao prestar vestibular, descartam ingressar na área da pedagogia, pelos motivos relatados.

 O professor se encarrega de educar os alunos, haja vista, que, não raro, as famílias em condições de analfabetos, transferem essa responsabilidade de sua obrigação, para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, “há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola”.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e dignificante.  Oferece oportunidades, para que os alunos, acumulem conhecimento e saberes, e através de incentivos, incitam    a desenvolverem a cultura nas diferentes formas de aprendizagem, para o enfrentamento da vida profissional, nas diversas áreas.

Vale lembrar que a função do professor não é só a de transmitir informações e conhecimentos, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

Parabéns aos mestres, hoje e sempre.

Deixe um comentário