redacao@jornaldosudoeste.com

Dia Municipal das Filhas de Jó é comemorado na Câmara Municipal

Publicado em

Na noite desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para comemorar o Dia Municipal das Filhas de Jó que foi instituído pela Lei Municipal Nº 1.934 / 2013.o A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Arlindo Rebouças (PSDB).

Participaram da audiência pública representantes da Ordem Internacional das Filhas de Jó, representantes da Ordem Demolay e autoridades maçônicas. As Filhas de Jó compõem uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino que têm entre 10 e 20 anos.

Honorável Rainha Mariana Rocha

Honorável Rainha Mariana Rocha

A Honorável Rainha Mariana Rocha explicou a história e os objetivos da Ordem, explicando que a mesma é baseada nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, sua Paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar.

Durante o evento, foi exibido um vídeo sobre o projeto realizado pelas filhas de Jó em combate a violência contra a mulher, na cidade de Vitória da Conquista. Na oportunidade elas homenagearam a Advogada Luciana Santos Silva, pelos trabalhos prestados no sentido de combater a violência de gêneros.

Luciana Santos Silva

Luciana Santos Silva

A advogada agradeceu a homenagem e parabenizou as filhas de Jó pela escolha do tema da audiência – violência contra a mulher. Luciana explicou que começou sua jornada no Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos, inaugurado em 2006, que oferece atendimento e acompanhamento a mulheres em situação de violência doméstica e sexual. Ela foi a primeira advogada do centro. Luciana também é pesquisadora sobre o tema e pelo seu trabalho de conclusão de mestrado recebeu o prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, além de ter sido contemplada ainda com o Loreta Valadares, premiação da CMVC para mulheres que se destacaram. Atualmente ela cursa doutorado e integra a diretoria da União de Mulheres de Vitória da Conquista, onde também atende mulheres em situação de violência doméstica.

Danuse Aparecida

Danuse Aparecida

Quem também foi homenageada na noite dessa quinta-feira, foi Danuse Aparecida, responsável pelo clube das abelhinhas, formado por meninas de 6 a 9 anos de idade. Ela agradeceu o carinho e a oportunidade de poder estar realizando esse trabalho com as crianças: “sou uma apaixonada pela ordem das Filhas de Jó e não poderia deixar de estar ajudando a inserir essas pequenas meninas no conhecimento de nossa ordem”.

Alexsandro Lessa

Alexsandro Lessa

Para o venerável Alexsandro Lessa, da Loja Fraternidade Conquistense, as Filhas de Jó são a face mais bela da Maçonaria. Ele destacou que os principais valores morais da Maçonaria são trabalhados em toda a ritualística e frutificam nos mais jovens. O venerável agradeceu a participação de todas as lojas de Conquista que estão juntas no trabalho de construção de valores.

Bianca Soares

Bianca Soares

A Guardiã do Bethel Bianca Soares declarou sua satisfação em estar comemorando essa data e agradeceu ao parlamentar Arlindo Rebouças por ter criado o dia municipal das filhas de Jó. Parabenizou a ordem e a todos que colaboram com o crescimento da ordem: “Aproveito e parabenizo a Dra. Luciana e Danuse pelos trabalhos que vem realizando e as meninas que compõem as filhas de Jó pela organização do evento”.

José Pinheiro

José Pinheiro

O guardião associado do Bethel conquistense, José Pinheiro, expressou sua alegria em participar da cerimônia. Ele ressaltou o esforço de representantes de outras regiões para chegar a Conquista e participar da audiência. Pinheiro parabenizou as Filhas de Jó pelo evento e lembrou que as Filhas de Jó são um segmento da Maçonaria, sem fins lucrativos, que realizam um trabalho seguindo preceitos morais, religiosos e filosóficos. Ele ainda frisou o lema delas: “Virtude é uma qualidade que enobrece a mulher”.

Arlindo Rebouças (PSDB)

Arlindo Rebouças (PSDB)

O vereador e proponente da sessão, Arlindo Rebouças (PSDB) em sua fala, lembrou que as atividades paramaçônicas servem para unir a família: “Essa é a função da maçonaria”. Parabenizou o trabalho dos jovens dentro da maçonaria e fora dela. “A maçonaria ajuda na educação dos nossos sobrinhos e sobrinhas”, explicou. Arlindo defendeu ainda que para uma sociedade melhor é preciso começar pela educação. Ele agradeceu a todos os funcionários da câmara pelo apoio no desenvolvimento do trabalho e ressaltou a importância do evento na quebra de paradigmas sobre o que são as filhas de Jó e os Demolay. Por fim agradeceu pela homenagem que recebeu e disse que a Câmara estará sempre de portas abertas para a sociedade.

Tarcis Valentim

Tarcis Valentim

O venerável Tarcis Valentim, que representou as lideranças estaduais da Maçonaria, agradeceu o apoio que a ordem vem recebendo do vereador Arlindo Rebouças. Ele ratificou a autoridade da Câmara e, para ele, portanto, a audiência é uma grande forma de reconhecimento ao trabalho da instituição. Tarsis ressaltou que a Maçonaria é também um caminho de autoconhecimento que se traduz nos seus vários braços como a Ordem Demolay e as Filhas de Jó.

Bianca Soares

Bianca Soares

A Grande Guardiã da Bahia, Luana Sandes, parabenizou as Filhas de Jó pelos quase cem anos de existência e se declarou feliz pela realização do evento na cidade de Vitória da Conquista.

 

Ubaldésio Novais

Ubaldésio Novais

Ubaldésio Novais, grande guardião associado da Bahia, disse estar muito feliz com o evento. Para ele, a audiência e o próprio Dia das Filhas de Jó, proposição do vereador Arlindo Rebouças, é fruto de um trabalho fantástico, de “timaço” da Maçonaria. “É um momento maravilhoso está aqui presenciando isso”, disse. Para ele, trata-se de um reconhecimento da Casa Legislativa ao trabalho que vem sendo realizado pela Maçonaria.

Gabriela Malta

Gabriela Malta

Miss filha de Jó Bahia, Gabriela Malta, lembrou que o dia municipal das Filhas de Jó em Vitória da Conquista é o motivo da realização dessa audiência, “mas nossas comemorações vão muito além, estamos aqui para celebrar nosso trabalho, para agradecer aos que nos apoiam e nos ajudam”. Por fim ela agradeceu a oportunidade de poder estar participando desse momento.

Teyla Gouje

Teyla Gouje

A Miss Filhas de Jó Internacional, Teyla Gouje deixou uma mensagem em inglês, traduzida simultaneamente. Ela afirmou que é uma honra estar presente na cerimônia. Para Teyla, hoje é um dia especial – o nascimento das Filhas de Jó. Para ela a trajetória das Filhas de Jó é motivo de orgulho.

Paige Abrahan

Paige Abraham

Paige Abraham, honorável Rainha do supremo Bethel, se declarou feliz pela oportunidade de poder estar celebrando o dia da Ordem e se disse honrada e agradecida pelo convívio com a família maçônica. “Obrigada a todos”

Pet Pelhan

Pet Pelhan

Pet Pelhan, suprema guardiã, lembrou a história da criação do Bethel nos EUA e a vinda das Filhas de Jó para o Brasil. Ela destacou o rápido crescimento da ordem, o que a deixa muito orgulhosa disse a Suprema Guardiã. Pet parabenizou a advogada Luciana, homenageada na noite, pelo trabalho realizado na luta pelo fim da violência contra as mulheres e frisou a importância da mulher na sociedade e na contribuição para um mundo melhor.

Marilee Smiley

Marilee Smiley

Marilee Smiley, suprema deputada para o Brasil, lembrou que há 18 anos foi muito bem recebida no Brasil e hoje ela está feliz em estar de volta para comemorar esse dia com o Bethel 2.

Mercy Já Qua

Mercy Já Qua

Mercy Já Qua agradeceu pela “linda cerimônia” e prometeu voltar à Vitória da Conquista.

A ordem está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e Brasil. As Filhas de Jó estão em nosso país desde 1993, e, em 1994, chegaram a Vitória da Conquista.

A Ordem das Filhas de Jó Internacional foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: “Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as Filhas de Jó e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos”.

Autor da audiência pública, o vereador Arlindo Rebouças falou sobre a importância da comemoração. “Para esta Casa é um prazer imenso tê-los aqui pelo segundo ano, divulgando o trabalho maravilhoso que a Maçonaria faz com os jovens, integrando-os à sociedade, que tem enfrentando diversos problemas”.
.

 

 
 

 

 

Deixe um comentário