Diga não à corrupção
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Uma campanha Transparência Brasil. www.transparencia.org.br.
Diga não à corrupção
Você já se perguntou por que a corrupção existe? A corrupção acontece porque a administração pública funciona mal. Faça a sua parte. Cobre dos gestores essa condição. Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Um dos deveres mais importantes do cidadão é acompanhar e fiscalizar os governantes que elege. É ficar atento para que esses governantes não destruam o seu futuro. Não é função de o governo impedir que os cidadãos se corrompam. É função de o cidadão impedir que o governo seja corrompido.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
As grandes negociatas acontecem em concorrências públicas. O Brasil tem uma das melhores legislações para concorrências de todo o mundo. O problema é que nem todos obedecem à lei. Não deixe que ladrões tomem conta das compras e obras importantes para a sua comunidade. Acompanhe os processos de concorrência no seu município. Se cada um fizer a sua parte, quem ganha é a sua cidade.
Diga não à corrupção
Você tem ideia de como o prefeito gasta o dinheiro de sua cidade? Você sabia que a Constituição obriga o prefeito a mostrar tudo o que ele faz com o dinheiro público? E que a Câmara de Vereadores tem o dever de fiscalizar o comportamento do prefeito? Descubra se isso está acontecendo na sua cidade. Acompanhe as sessões da Câmara da sua cidade. Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Todo mundo sabe que a justiça no Brasil funciona mal. Com isso, muitos criminosos deixam de ser punidos. Todo mundo sabe que a impunidade favorece a corrupção. Para os ladrões do dinheiro público, a impunidade faz o crime compensar. Vamos acabar com a impunidade. Exija a reforma do judiciário. Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Toda vez que senadores, deputados e vereadores são acusados de corrupção, a defesa é a mesma: eles renunciam. Fazem isso para evitar a cassação do mandato. É que político cassado perde o direito de se eleger. Já político que renuncia, não. Ele pode voltar na eleição seguinte, como se nada tivesse acontecido. Marque bem o nome desses políticos, avise os amigos, faça propaganda contra. Não deixe que eles sejam reeleitos nunca mais!
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
No ano passado [2003], a cidade de Londrina, no Paraná, expulsou um prefeito que a promotoria pública acusava de corrupção. Toda a cidade participou do movimento. Em reconhecimento, a Transparência Internacional concedeu aos londrinenses o prêmio mundial de integridade. Tornaram-se um exemplo para o mundo. E um exemplo para o Brasil. Londrina mostrou a força do cidadão comum no combate à corrupção. Siga você também esse exemplo.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Durante as duas últimas administrações municipais de São Paulo, quase 12 bilhões de reais podem ter sido desviados dos cofres da cidade. Os números, na ponta do lápis, são dos promotores do Ministério Público. É uma montanha de dinheiro. 12 Bilhões de reais! Se essa quantia tivesse sido aplicada nos transportes, na educação, na saúde, São Paulo seria uma cidade melhor. Mas o dinheiro não foi aplicado na cidade. Foi parar no bolso de políticos e empresários corruptos! O lugar dessa gente é na cadeia. Denunciem todas as tentativas de desvio de dinheiro público!
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Todo mundo conhece obra inacabada. Obra inacabada é aquele viaduto, aquela estrada, aquela barragem que os políticos inauguram antes de começar, paga a peso de ouro, mas ninguém toca. O que sobra são esqueletos de concreto caindo aos pedaços, verdadeiros atestados do desrespeito aos impostos que você pagou por anos a fio! A Câmara dos Deputados abriu uma CPI para investigar as obras inacabadas. O deputado responsável foi acusado de cobrar propina das empresas investigadas. Resultado: extinguiram a CPI. Na prática, o que a Câmara dos Deputados está dizendo é que obra inacabada não tem responsável. Exija a investigação. Denuncie qualquer tentativa de desvio de dinheiro público.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Você sabia que o Brasil é uma das importantes avenidas na rota internacional da lavagem de dinheiro? Muito dinheiro do tráfico de drogas e de armas passa por aqui rumo aos paraísos fiscais. Junta-se ao dinheiro desviado pela corrupção de políticos e empresários e acaba em lugares como o Uruguai, as Ilhas Virgens, a Ilha de Jérsei. Dinheiro ilícito não tem preconceitos: prostituição, drogas, armas, contrabando, sonegação de impostos, corrupção, é tudo farinha do mesmo saco. Não deixe que o Brasil continue a fazer esse papel. Denuncie qualquer tentativa de desvio de verba e lavagem de dinheiro.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida
Diga não à corrupção
Você, aí no trânsito, está para ser multado? Veja lá! Não pague propina ao guarda. Olhe para aquele buraco na rua. Você sabia que a Prefeitura não tem dinheiro para tapar os buracos da cidade? As multas de trânsito levantam dinheiro para isso. Mas cada vez que alguém suborna um guarda de trânsito, algum buraco deixa de ser tapado. A propina é como um buraco. Quanto mais gente paga propina, mais fundo fica o buraco. Não pague propina ao guarda.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Sabe aquele documento que não sai nunca? Será que o funcionário está esperando uma gorjeta? Nem pense em pagar. Reclame com o chefe dele. Se não adiantar, fale com o chefe do chefe. A obrigação deles é prestar o serviço sem criar dificuldades. Criar dificuldades para vender facilidades é o esquema de corrupção mais velho do mundo. Não aceite nem uma coisa nem outra. Cada vez que alguém paga uma gorjeta, mais problemas está criando para o futuro.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Você já subornou alguém? Um funcionário público? Como você se sentiu? Mal, não foi? Aquela sensação de coisa suja, de indignidade… A corrupção faz mal ao amor-próprio das pessoas. Não venda sua dignidade por uma facilidade qualquer. O preço moral é alto.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Corrupção é crime, você sabe disso. Funcionário público e político que desviam dinheiro e recebem suborno são criminosos. Isso você também sabe. Mas você sabe que quem paga suborno é cúmplice? Não se torne um criminoso. Não pague suborno a ninguém.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Sabe aquele sujeito que você conhece que quebra qualquer galho, resolve qualquer problema e está sempre rindo? Não há questão com órgão público que ele não resolva. Ou pelo menos é o que ele diz. Você não acha que há algo de errado nisso? O que é quebrar o galho? Não é furar a fila, descumprir uma obrigação? Levar vantagem sobre os outros? Sobre você? Não ache graça, porque aquele sujeito está rindo é de você.
Não deixe que a corrupção faça parte da sua vida.
Diga não à corrupção
Não estimule a sonegação de impostos. Exija a nota fiscal de compras ou serviços. Os impostos arrecadados e bem aplicados serão revertidos em benefício da população. Participe, fiscalize, exerça a cidadania.
Não aceite a máxima do “me engane que eu gosto”, rechace essa ideia com veemência.
Não se deixe enganar por promessas ou discursos de políticos sabidamente corruptos que se apresentam como portadores de soluções às vésperas das eleições
Repudie os que são adeptos do “Rouba, mas faz”, pois quem assim pensa está estimulando a roubalheira, a ladroagem e a malversação do dinheiro público, prática que favorece o enriquecimento ilícito dos oportunistas de mau cárter, em detrimento de benefícios conseguidos para o povo.
“A CORRUPÇÃO é um cancro que precisa ser extirpado, um câncer que corrói a sociedade, que vitima os pobres, idosos e crianças carentes é preciso, portanto, termos a convicção e a consciência de que, quando a sociedade se mobiliza para alterar alguma coisa, ela consegue. “Não deixe o fanatismo prejudicar sua capacidade de julgamento”, reaja, pois definir honestidade está cada vez mais difícil. Lute obstinadamente pela moralidade pública. Este é o dever do cidadão consciente e responsável. “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer”. (Molière, dramaturgo francês).
É revoltante ver ladrões do colarinho branco circular livremente, afrontando a sociedade e zombando da Justiça, pela impunidade da procrastinação das sentenças, facilitada pelas falhas das leis, acobertada pelo poder econômico e ou político. É preciso fazer alguma coisa para mudar esse estado de coisas. Quem sabe a Reforma do Judiciário em pauta no Congresso Nacional possa trazer algum alento no que tange a uma justiça célere, igualitária e equânime? As organizações sociais podem pressionar os legisladores nesse sentido. É imperioso que não sejamos omissos.
Faça a sua parte, acrescente suas ideias e manifeste suas indignações, divulgue essa ideia. Não deixe prosperar a corrupção, contribua para extirpar esse câncer social que tantos males têm causado ao povo brasileiro. É chegada a hora de se tomarem atitudes responsáveis e corajosas. A omissão, a indiferença e o comodismo não nos livrarão dessa epidemia que se alastra país afora em todos os setores dos poderes constituídos e da sociedade civil, mercantil e industrial, portanto, faz-se necessário darmos um BASTA! Expurgando os corruptos da vida pública e denunciando os corruptores, pois estes não sobrevivem sem aquele.