POR: LEILA COSTA E RAQUEL ROCHA – SITE CORETO
Para além de um gesto de generosidade, doar sangue pode salvar muitas vidas. Uma pessoa doa por vez, no máximo 450 ml, e apenas essa quantidade é suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas. Isso porque o sangue é essencial para a sobrevivência humana, e a transfusão é um procedimento indispensável em muitas situações.
Os Hemocentros, que podem ser públicos ou privados, são os locais onde são realizadas as Terapias Hemoterápicas e Hematológicas, que hospedam todo o sangue recebido para que seja fornecido para Hospitais Públicos e Privados. São nesses espaços, também, que as pessoas podem fazer suas doações voluntariamente.
Em Poções não existem Bancos de Sangue, por isso, todo processo para doação é realizado na cidade de Vitória da Conquista, localizada a 68 quilômetros de distância, e é esse deslocamento que dificulta a realização da doação de sangue regular, para muitos de seus moradores. Pensando em diminuir essa dificuldade, a estudante e microempreendedora Hillary Simão, em julho de 2022, decidiu criar o Projeto “Doar é Viver”.
A MATÉRIA COMPLETA VOCÊ CONFERE NA EDIÇÃO 712 DO JORNAL DO SUDOESTE – https://www.jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-712/