Por Joana D’arck
No pacote de dezenas de proposições votadas na sessão plenária desta última terça-feira (17), o deputado Zé Raimundo conseguiu emplacar o Projeto de Resolução de sua autoria para homenagear o fundador do “Voluntários do Sertão”, Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho. Ele será condecorado com a Medalha 2 de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em data a ser agendada posteriormente.
Dorinho é baiano nascido em Condeúba e se destacou no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, onde foi em busca de oportunidades para a construção de um futuro melhor para si e para sua família. Consolidou-se como empresário na área de serviços de saúde, em 2000, e depois reuniu amigos e montou a primeira edição dos Voluntários do Sertão, doando brinquedos e cestas básicas aos habitantes de sua cidade natal.
A cada ano a ação cresceu um pouco mais. A partir de 2006, o projeto passou a oferecer atendimentos médicos e odontológicos, além de pequenas cirurgias, palestras e distribuição de kits de saúde e higiene pessoal em diferentes cidades do sertão, tomando proporções ainda maiores.
Com sede em Ribeirão Preto (São Paulo), atualmente o projeto, que também tem a parceria de várias empresas, conta com voluntários de todo o território nacional e até mesmo de países vizinhos, em diversas áreas, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, dentistas, pilotos, cozinheiros, motoristas, auxiliares administrativos, entre outros.
Foto: Divulgação