Esse método é utilizado na elaboração de espumantes que sofrem a segunda fermentação em tanques de aço inox, ao invés na garrafa. Esses tanques ou autoclaves tem capacidade máxima para os altos níveis de pressão da bebida, e tem a vantagem de ter produção em larga escala, pois a capacidade desses tanques vão até 20 mil litros.
Esse processo foi desenvolvido para a elaboração de espumantes mais simples, não quer dizer que eles têm menor qualidade, mas são os espumantes para o “dia a dia”, com preços mais baixos – por terem sido elaborados em grande escala – e ideais para consumo rápido e em grandes quantidades em festas onde a intenção de festejar e brindar é maior do que apreciar e harmonizar com pratos finos.
A elaboração da bebida também inicia com o vinho base, e depois de fermentado por aproximadamente 60 dias, onde são feitas tomadas de espuma e estabilizações monitoradas de re-fermentação á temperaturas de 11C° a 15C°.
Nesse momento são observados a evolução do espumante, enquanto os sedimentos repousam no fundo dos tanques, para depois o engarrafamento que também é feito em máquinas especiais. O licor de tiragem é semelhante ao utilizado no Método Champenoise.
O processo seguinte de rotulagem e permanência na vinícola por quase 30 dias, também acontece nesse método, e em seguida ele está pronto para ser comercializado.
Espumantes desse método, tem características mais jovens e frutadas. Ideais para consumo em festas, na praia, para receber os amigos em casa com iscas de peixes e pratos poucos complexos. Acompanha bem com salgados, doces e frituras. Você encontra esse produto de boa qualidade com média de preço de 30,00 reais e muitas vezes bem pontuados e premiados. Pesquise antes o produtor e garanta de todo o processo elaborado com qualidade.
Antes de servir confira a temperatura, que deve estar em média de 4C° á 6C° graus.