Por Gabriela Couto
Esse domingo, 6, foi dia de eleição, mas uma eleição diferente, foi dia dos cidadãos votarem para elegerem os conselheiros tutelares para o mandato 2020-2023. Aqui em Vitória da Conquista a votação aconteceu das 8 às 17 horas, no Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal), e durante todo o dia foi possível ver uma movimentação muito grande no entorno da Instituição, e dentro das salas de aulas destinadas a votação. As eleições são abertas a todos os eleitores, mas o voto não é obrigatório. Para votar o cidadão só tinha que estar regularizado com a Justiça Eleitoral.
Em Vitória da Conquista, 26 candidatos estavam concorrendo ao pleito. Ao todo, são 30 vagas entre titulares e suplentes, sendo que a classificação é definida pelo volume de votos que cada candidato atingir, ou seja, o candidato que tiver a quantidade de votos maior será o primeiro da lista e assim sucessivamente.
O Conselho Tutelar é um Órgão permanente e autônomo encarregado, pela sociedade, de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos por Lei. Dessa forma, é de suma importância que a população saiba quem são os seus conselheiros e tenha responsabilidade sobre os escolhidos.
Foi a primeira vez que a jornalista Mariana Lacerda participou do processo eleitoral e, segundo ela, os veículos de comunicação foram importantes na divulgação do pleito, e para que ela entrasse em um processo de descobrir qual seu papel nessa eleição. “Eu não havia me atentado para a importância de participar, até me informar a respeito de grupos conservadores que estão buscando ocupar esses espaços, não com o objetivo de contribuir para a estrutura de atenção e acolhimento ao menor, mas sim para trabalhar em torno de crenças próprias e, de alguma forma, influenciar na educação crítica e emancipatória, como deve ser”, afirmou.
Para decidir em quem votar, Mariana procurou pesquisar sobre os candidatos, baseando-se principalmente no trabalho que os mesmos já realizam, e também nas propostas progressistas que os candidatos trazem para a garantia de direitos da criança e do adolescente dentro desse cenário. “Acredito que seja importante ocupar o espaço, assim como qualquer um que seja possível, pois vivemos em um período muito complicado, de institucionalização do ódio, da discriminação, da censura. Enfim, de tudo que violenta a diversidade e a liberdade do cidadão brasileiro” completou a jornalista. A lista com todos os candidatos que concorriam ao pleito estava disponível no site da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
Com a facilidade da urna eletrônica na eleição, a apuração foi finalizada ainda no início da noite e já foi possível ter o nome dos 15 novos conselheiros titulares do município de Vitória da Conquista. Confira abaixo:
-
Jeane Meira: 718 votos
-
Naelza Brito: 632 votos
-
Maria José Lia: 613 votos
-
Izabela Oliveira: 555 votos
-
Joseane Almeida: 523 votos
-
Fernanda Silva: 487 votos
-
André Sampaio: 475 votos
-
Gilmara dos Anjos: 474 votos
-
Wallas Pinto: 467 votos
-
Dayane Santiago: 464 votos
-
Poliane de Santana: 457 votos
-
Joice Prado: 437 votos
-
Rosemary Prado: 413 votos
-
Letícia Prado: 400 votos
-
Juliana Guerra: 395 votos