redacao@jornaldosudoeste.com

Em apoio à agricultura familiar, Governo do Estado entrega kits produtivos para 15 municípios da região de Vitória da Conquista

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Foram beneficiados os municípios de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Guajerú, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal.

Por SECOM/Simônica Capistrano/GOVBA

Em mais uma manifestação de apoio à agricultura familiar, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, na noite desta quinta-feira (25), em Vitória da Conquista, kits produtivos para 15 municípios da região. A iniciativa aconteceu durante o coquetel de lançamento da 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, quando ele autorizou, também, a restauração e pavimentação em trechos da BR-415.

Para impulsionar a produção alimentar na região, o governador Jerônimo Rodrigues entregou 30 motos e 30 tablets para 15 municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg). Os kits produtivos fazem parte de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Civalerg. Com investimento total de R$ 4,5 milhões, a iniciativa vai beneficiar 1.800 famílias de Anagé, Aracatu, Belo Campo, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Guajerú, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada de Pedras, Mortugaba, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Tremedal.

O município de Piripá, distante 120 quilômetros de Conquista, ganhou dois kits produtivos do Governo do Estado. O investimento foi comemorado pela secretária municipal de Agricultura, Maria Aparecida Dias Brandão. “A entrega dessas duas motos é de fundamental importância para o fortalecimento da agricultura familiar, não só nos municípios de Piripá, mas em todos os municípios vizinhos. A agricultura familiar é um segmento que precisa ser, cada vez mais, fortalecido, pois é do campo que vem o alimento para a cidade. E essas motos vão ajudar na assistência técnica, com as visitas dos técnicos, das secretarias dos municípios, que vai estar diretamente com o produtor e, assim, fortalecer a cadeia do leite, do mel e da mandioca”, pontuou.

Durante a agenda, o governador destacou a importância dessas entregas para a região sudoeste. “A agricultura familiar será fortalecida com o apoio dessas motos e tablets. Mas também estou aqui, hoje, para dar uma ordem de serviço muito importante, que é a construção de estradas importantes que vão atender parte significativa do município de Vitória da Conquista e ajudar no escoamento da produção”, avaliou.

Rodovias

Com um investimento de 53 milhões, a terceira maior cidade da Bahia vai receber 30 quilômetros de nova pavimentação em três trechos da BR-415: anel viário Leste de Vitória da Conquista / Barra do Choça, entroncamento BR-412, com acesso ao Povoado de Cafezal, e o acesso à BR-415, também em Barra do Choça. A obra é capitaneada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) e está prevista para ser iniciada no início do mês de maio, com a estimativa de beneficiar 420 mil pessoas dos municípios de Conquista, Barra do Choça, Anagé, Planalto e Porções. Também foi anunciada a restauração imediata da pavimentação das vias internas do Parque de Exposições de Vitória da Conquista.

53ª Exposição Nacional de Agropecuária

Para estimular o desenvolvimento do setor agrícola e agropecuário da região, o Governo da Bahia vai apoiar a 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista, organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac). O evento, que acontecerá entre 5 e 9 de junho, vai reunir pequenos produtores, empresários do setor e cooperativas agrícolas.

As secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Agricultura (Seagri) deverão investir quase R$ 1 milhão no projeto de apoio à exposição e na construção de espaços que impulsionem a divulgação e ampliação das possibilidades de comercialização dos produtos da agricultura familiar. São eles: a Vila da Agricultura Familiar, com 32 expositores da região; a Praça das Cervejas Artesanais, com seis quiosques; a Praça Gastronômica, com 10 estandes para a comercialização da rica culinária regional, e o Restaurante do Empório, no mesmo modelo daquele que funciona na Ceasa do Rio Vermelho, em Salvador.

O governador Jerônimo Rodrigues garantiu a participação no evento. “Esta edição da exposição nacional vai resgatar a força que a agropecuária tem na produção do leite, do café, das principais culturas. Será uma oportunidade de projetar a região na esfera nacional”, disse.

A 53ª Exposição Nacional de Agropecuária de Vitória da Conquista será aberto ao público. Para a segurança do evento, que deverá reunir mais de 50 mil pessoas, estão garantidos 535 policiais militares.

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745