Foi realizada na última quarta-feira (22), a mobilização nacional de prefeitos brasileiros para pedir ajuda do Governo Federal, diante da crise financeira que estacionou nas Prefeituras, situação considerada pelos gestores como um colapso total.
A Bahia foi o estado com maior participação no movimento com 401 representantes, entre eles, estava o prefeito de Itambé Eduardo Gama e comitiva do município, formada pelos vereadores Aju Moreira, Carlos Andrade, Bruno Lopes, Daniel Silva e Chau Pereira. Ao todo, mais de três mil prefeitos se concentraram em frente ao Congresso Nacional e realizaram um ato em protesto.
Durante a mobilização, o presidente da União dos municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, falou sobre a importância do movimento pela causa municipalista. “Trata-se da maior marcha que o movimento municipalista já realizou. Os prefeitos exigem respeito e que, realmente, a União olhe para os municípios da Bahia e do Brasil”, afirmou Eures.
“Esse é um dos maiores movimentos da história do Brasil. Nada mais justo e importante do que a união de todos os prefeitos do país para lutarem por melhorias imediatas. A queda de receita no meu município, quando comparo novembro de 2016 com novembro se 2017, caiu pela metade. Os deputados federais, senadores e, principalmente, o presidente da república precisam ter piedade desses prefeitos que sofrem”, protestou o prefeito de Euclides da Cunha, Luciano Pinheiro.
Ao final da mobilização, o prefeito Eduardo Gama destacou que o caminho para resolver a situação é os gestores continuarem cobrando, e lamentou: “A crise financeira vem atingindo de maneira drástica todos nós. Os recursos diminuem cada dia mais, enquanto nossa responsabilidade só aumenta”, apontou o prefeito, acrescentando: “O Governo Federal precisa estar ciente que as Prefeituras estão realmente pedindo socorro. No entanto, não podemos parar os serviços, nem pagar a conta da crise, por isso continuaremos na luta esperando que, o mais rápido possível, a pauta municipalista seja atendida”, finalizou.