Oitenta e quatro dias após assumir a titularidade da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, Jansen Ricardo Rocha da Silva, concedeu entrevista coletiva à imprensa na Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seinfra, para detalhar mudanças e ações implementadas pelo órgão e esclarecer especulações acerca de sua nomeação e eventuais insatisfações entre a equipe de Agentes de Trânsito.
Escolha pessoal do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Jansen Ricardo, comentou alguns focos de insatisfação registrados na Superintendência, ressaltando se sentir muito à vontade para cumprir com a determinação dada pelo gestor, de agir com responsabilidade e conduzir com transparência e priorizando o interesse coletivo as ações da Superintendência. Jansen Ricardo fez questão de deixar claro que está consciente de que exerce uma função de confiança e que é passageira. “Coordenador, Superintendente, são cargos de livre escolha do prefeito, portanto, amanhã posso voltar ao meu cargo de origem, Agente de Trânsito. O que importa no momento é assumir a responsabilidade que me foi confiada e continuar trabalhando para cumprir, com denodo, a missão confiada”, pontuou Jansen Ricardo, acrescentando acreditar que as insatisfações que foram levadas ao público externo por uma minoria é resultado de uma novo conceito de trabalho que está sendo desenvolvido, obedecendo as determinações do prefeito, que tem como foco dinamizar as ações, que não se limitam à fiscalização, mas também estão focadas na avaliação das estatísticas visando a adoção de medidas direcionadas para a humanização do trânsito e na promoção de ações educativas. “Estou certo de que estamos modificando, para melhor, o trânsito da cidade”, pontuou.
Jansen Ricardo, ao elencar ações desenvolvidas desde que assumiu o cargo, no último dia 10 de janeiro, destacou a mudança da sede da Superintendência, que está sendo concluída e passara a atender na Rua Dr. Mário Meira, no prédio do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). Apontou, ainda, outras intervenções que foram e estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos E Desenvolvimento Urbano, entre as quais o recapeamento da Rua Francisco Souza Meira; a liberação e sinalização da passagem de nível da nova ponte do Bairro São Felix, em parceria com a Ferrovia Centro Atlântica, que vai proporcionar mais segurança no tráfego no local; a alteração e adequação do Edital de Licitação do Estacionamento Rotativo – ‘Zona Azul’ – em vias do centro comercial da cidade, cujo processo deverá ser realizado nos próximos 45 dias; a implantação de rotatórias em vias públicas – confluências das Ruas Israel Dias de Oliveira e Antônio Francisco e Avenida João Paulo I – no Bairro Santa Tereza. Todas essas intervenções, assegurou Jansen Ricardo, foram estudadas e projetadas para dar mais segurança e fluidez para pedestres e o tráfego de veículos no local.
O superintendente disse que também foram feitas alterações na localização de pontos de ônibus em diversos pontos da cidade visando garantir segurança para os usuários do transporte coletivo e do tráfego de veículos nas vias.
Jansen Ricardo prosseguiu anunciando que uma série de ações estão sendo projetadas pela Superintendência com a efetiva participação do engenheiro André Luís Cardoso, que responde pela Coordenadoria de Engenharia e Projetos da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, com destaque para a criação de um estacionamento na área do entorno dos fundos do Mercado de Artes, visando ampliar a oferta de vagas na área central da cidade.
O superintendente finalizou a coletiva de imprensa reafirmando que pretende, enquanto for o entendimento do prefeito Eduardo Vasconcelos, continuar atuando à frente da SMTT com responsabilidade, imparcialidade e buscando sempre a eficiência das ações, acatando com humildade as críticas construtivas e sugestões que tenham por objetivo melhor o serviço prestado à população brumadense, assegurando a continuidade do sistema rigoroso de fiscalização e promovendo campanhas educativas. “A missão que me foi confiada é a de trabalhar tecnicamente para melhorar o serviço prestado à população de Brumado. E isso tenho me esforçado para fazer”, concluiu.