Após reunião com a Aplb/Sindicato e o Sinditatiba, na última sexta-feira (29), o prefeito municipal de Itambé, Eduardo Gama, esteve em entrevista na rádio local, Luz FM, na manhã desta terça-feira (31). O objetivo foi esclarecer à comunidade os motivos que levaram o Executivo a elaborar os Projetos de Lei que propõem entre outras mudanças, alterações no Regime Jurídico Único.
Na oportunidade, o prefeito também pontuou ações que pretende colocar em prática para ampliar a receita do município e diminuir o impacto nos cofres públicos, causado pelas dividas herdadas de gestões passadas.
Eduardo iniciou a entrevista explicando que os fatores determinantes para a elaboração dos Projetos foram exatamente às dívidas encontradas por sua gestão e, consequentemente, a busca por um ajuste fiscal nas contas, sobretudo em relação à Folha dos Servidores. “A situação dramática nos fez procurar várias saídas que pudessem, não só conter as despesas, como também aumentar a receita do município”, informou o gestor, acrescentando: “Infelizmente a gente fica crucificado por erros do passado”.
Ainda na rádio, o prefeito fez uma avaliação da reunião com os Sindicatos: “Deixei muito clara a situação financeira do município e assumimos o compromisso de marcar um novo encontro entre o Jurídico dos Sindicatos e o Jurídico do município para apresentar um levantamento orçamentário e explicar onde estão as nossas dificuldades”.
Eduardo também informou que, dentro de alguns dias, estará expondo as propostas dos Projetos de Lei à categoria, por meio de uma Assembleia que será marcada pela Aplb/Sindicato. “Vamos esclarecer nossa intenções e dialogar com os servidores da forma mais transparente possível”, destacou o prefeito, reafirmando que os direitos dos servidores são prioridades e sempre serão respeitados pelo seu Governo.
Na entrevista, Eduardo explicou que enviou os Projetos à Câmara por entender que ali é o local apropriado para discussões. “Nossa relação com o Legislativo vai ser sempre com total transparência e absoluto respeito, ou seja, vamos abrir as discussões quando for necessário; o que tiver bom a gente coloca em prática e o que necessariamente não for bem compreendido, o Executivo recua”, disse Eduardo, ao comentar o que aconteceu. Ele ainda lembrou que na ocasião foram encaminhados cinco Projetos, onde três foram aprovados, entre eles, o Projeto de parcelamento de débitos herdados.
Ainda no programa, o prefeito citou algumas saídas para equilibrar receitas e despesas, entre elas, a municipalização do Educandário Cristo Rei, onde o município irá ganhar cerca de 400 alunos. Ele também mencionou a realização de Auditoria na Folha de Pagamento, que vai apontar desvios de condutas que serão corrigidos, e destacou ainda a redução nos gastos públicos.
Para Eduardo, com essas medidas e outras que serão buscadas, a Prefeitura vai conseguir honrar os compromissos obedecendo, sobretudo às determinações do Tribunal de Contas dos Municípios. “Uma de nossas prioridades será pagar o salário dos servidores até o segundo dia útil do mês e oferecer condições de trabalho ao funcionalismo e, só vamos conseguir isso, se nossas contas estiverem controladas”, ressaltou.
Finalizando a entrevista, Eduardo pediu paciência à população. “Não temos condições de fazer tudo que queremos, mas vamos fazer tudo que é possível, sempre de maneira paciente, responsável e equilibrada”, apontou o prefeito, resumindo que seu propósito é fazer uma Administração transparente, austera e, acima de tudo, compromissada com os anseios de toda comunidade.