Nicolaia Carneiro – Ascom/PMI
Com o tema “Aprofunde seu Olhar”, a Prefeitura de Itambé, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na última quinta (10), uma Audiência Pública para discutir o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, cujo Dia Nacional de luta é lembrado em 18 de maio. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes do poder do público e da sociedade civil.
Entre os participantes estava o prefeito Eduardo Gama; o delegado de Vitória da Conquista, Luiz Henrique de Paula; o vereador e representante da Polícia Civil, Paulo Rucas; a secretária de Educação, Alecciene Gusmão; de Saúde, Norma Gama; de Administração, Elza Alves; a representante da Secretaria de Assistência Social, Nágila Mattos; a coordenadora da Proteção Social Especial, Jisnale Brito; a coordenadora da Proteção Social Básica, Semírames Gusmão; o padre Alessandro Mendonça; além de representantes do Cmdca [Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente], Conselho Tutelar, Guarda Civil Municipal, Guarda Mirim, Creas [Centro de Referência Especializada em Assistência Soical], Cras [Centro de Referência em Assistência Social], programas sociais e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.
Na oportunidade, todos destacaram a necessidade de aprofundar o tema junto à sociedade e apresentaram sugestões com o objetivo de fortalecer o atendimento da Rede de Proteção para combater de forma eficaz à violação de direitos. “Nesse contexto, o papel da sociedade é fundamental. Precisamos da união do órgãos públicos, entidades e população para combater a violação que deixa marcas pelo resto da vida”, destacou o prefeito.
Com vasta experiência na área de combate à violência contra a infância e adolescência, o delegado e palestrante, Luiz Henrique de Paula, falou da atuação da polícia e demais órgãos nos casos de abuso e destacou de qual forma a sociedade pode ser parceira nesta luta.
Após o debate, o encontro contou com apresentações culturais. Uma delas foi desenvolvida pelo grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento e Vínculos do Cras Sidney Almeida. O público também se emocionou com a canção “Trancado no quarto”, interpretada por Clara e Carol, e com a apresentação musical de Adriana Fernandes interpretando a canção “Carinho de verdade”.
O trabalho de orientação e divulgação da temática começou no município em abril com palestras, Roda de Conversa, Curso de Capacitação para Conselheiros e visitas a escolas, instituições e pontos comerciais.
Na próxima semana, ponto alto do Projeto “Faça Bonito”, serão desenvolvidas ações que incluem blitz educativa, caminhada no dia 18 de maio e, para encerrar, uma programação esportiva.