O ex-prefeito Emerson José Osório Pimentel Leal, do PSL, tem boa chance de ser eleito no próximo dia 2 de outubro é o que aponta a pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste realizada entre os dias 11 e 14 últimos. O ex-prefeito lidera os levantamentos de intenção de votos em todos os cenários, embora tenha ficado sinalizado que o resultado final da disputa pela Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora não está definido e que vai ser decidido pelos eleitores indecisos. Segundo o levantamento, os eleitores que ainda não decidiram em quem vão votar somam quase dez por cento do colégio eleitoral [na pesquisa espontânea são 10,22% e na estimulada 8,22%], ou seja, considerando os votos válidos na última eleição municipal, e 2012, uma vez que o aumento do eleitorado foi de apenas 3,82%, pouco mais de 2,7 mil eleitores e a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro cenário pesquisado, quando os eleitores entrevistados indicam livremente o candidato em que votariam, se as eleições fossem hoje, para prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o ex-prefeito Emerson Leal aparece com 49,50% das intenções de votos, seguido pelo fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, da Rede Sustentabilidade, com 38,48%. Outros 10,22% disseram não saber em que vão votar e 1,80% apontaram outro nome.
No segundo cenário, quando os nomes dos candidatos e de seus companheiros de chapa foram apresentados aos eleitores, o ex-prefeito e candidato do PSL à sucessão municipal, Emerson José Osório Pimentel Leal lidera com 50,50% das intenções de voto. O candidato da Rede, José Ricardo (Ricardinho) Ribeiro é apontado por 39,68%. O universo de eleitores que disseram não saber em quem vão votar ou não responderam são 8,22% e 1,60% afirmaram que pretendem anular o voto.
A pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste também avaliou a rejeição dos candidatos. Nesse cenário também foram apresentados juntamente com os nomes dos candidatos que encabeçam as chapas majoritárias, Emerson José Osório Pimentel Leal (PSL) e José Ricardo – Ricardinho – Assunção Ribeiro (Rede), os nomes dos candidatos a vice-prefeito [Mário Herrisson (Mário de Carlão) Spínola Souto, do PSD; e Joanina Batista Silva Morais Sampaio, da Rede, respectivamente]. A expressiva maioria dos eleitores livramentenses – 59,92% – disse que não rejeita nenhum dos candidatos. A chapa encabeçada pelo ex-prefeito Emerson Leal (PSL) é rejeitada por 16,43% dos eleitores entrevistados, seguida pela chapa que tem como candidato a prefeito o fruticultor Ricardinho (José Ricardo Assunção Ribeiro) com 15,83%. Outros 7,82% dos entrevistados não responderam.
A pesquisa também identificou o nível de consolidação das intenções de votos, questionando se a decisão do eleitor “é firme e não muda” ou “se poderá mudar até a eleição”. O resultado reforça o entendimento de que a eleição não está definida, embora bem encaminhada a favor do social liberal Emerson Leal, e que a definição de quem vai ocupar o gabinete primeiro andar do Paço Municipal a partir de 1º de janeiro do próximo ano será definida pelos eleitores indecisos. Nesse quesito, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. 84,78% dos eleitores que declaram intenção de votar no ex-prefeito Emerson Leal afirmaram que o “voto é firme e não muda”, enquanto 15,22% disseram que poderão mudar até a data da eleição. Já 87,11% confirmaram que o “voto em Ricardinho é firme e não muda” e outros 12,89% demonstraram a possibilidade de alterar o voto até a data da eleição.
O levantamento mostrou também que a Administração do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, médico Paulo Cezar Cardoso de Azevedo (PMDB), divide opiniões entre os moradores da cidade. Para 30,87% a Administração Municipal ótima (2,81%) ou boa (28,06%). O percentual dos que a avaliam como péssima (12,63%) ou ruim (14,43%), no entanto, é de 27,06%. Para 25,25%% a gestão do peemedebista Paulo Cezar Cardoso de Azevedo é regular para boa e para outros 10,22% regular para ruim.
A pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste foi realizada entre os dias 11 e 14 últimos e ouviu 470 eleitores da sede e zona rural [Iguatemi, Arrecife, Itanagé, Tabuleiro, Barrinha, Itaguassu, Mucambo, Taquari, Benito Gama, Matina, Centro, Rua do Fogo, Jurema, Polivalente, Tomba, Estocada e Pizarrão]. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 90%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BA-07552/2016.