Operando no mercado desde 2006, o Grupo Peterfrut Agrícola, com sede na cidade capixaba de Venda Nova do Imigrante, especializada no fomento agrícola e distribuição de frutas de moranga de alta qualidade, com unidades produtoras e parcerias em outras Unidades da Federação, responsável pela introdução da cultura do morango em Barra da Estiva, tem planos para ampliar os investimentos no município e na microrregião.
Na sexta-feira (28), representantes da empresa estiveram reunidos com o prefeito João – de Didi – Machado Ribeiro (PTB) para expor s planos da empresa e fortalecer o apoio institucional para avançar nas parcerias com produtores rurais visando ampliar a área de plantada e, por consequência, a produção, gerando renda e empregos.
O encontro foi uma iniciativa do prefeito de Barra da Estiva (João – de Didi – Machado Ribeiro) que estava acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Luiz Euzébio Filho, e dos prefeitos de Ibicoara e Boninal, respectivamente Haroldo Aguiar (PTB) e Aurélio Fagundes Souza (PTB), que foram convidados para conhecer a proposta de ampliação dos negócios da empresa na região.
Durante o encontro, a Peterfrut expôs os planos de expansão, apontando que a proposta é ampliar o número de produtores envolvidos na cultura do morango que hoje, em Barra da Estiva, assegura um faturamento mensal da ordem de R$ 1 milhão, envolvendo mais de quatrocentos produtores e beneficiando uma população estimada em mais de duas mil pessoas. A ideia é ampliar o número de produtores e o faturamento, beneficiando e fomentando a economia de Barra da Estiva e sua microrregião.
O prefeito de Barra da Estiva, João – de Didi – Machado Ribeiro avaliou positivamente o encontro, em entrevista ao JS, ressaltando que a Administração Municipal já se dispôs a arregaçar as mangas e trabalhar no sentido de viabilizar a proposta da empresa, inclusive intermediando a expansão da produção de morangos para outros municípios da região, a exemplo de Ibicoara e Boninal, cujos prefeitos atenderam ao convite e participaram da reunião com a Peterfrut.
De acordo com o prefeito, o Governo Municipal está pronto para auxiliar no que for preciso e dentro das limitações institucionais e orçamentárias para permitir que não apenas a Peterfrut, mas outras empresas possam se instalar no município. “Precisamos atrair novos investimentos e geradores de empregos para o nosso município”, apontou João – de Didi – Machado Ribeiro, acrescentando estar certo de que, se necessário, haverá uma efetiva participação da Câmara Municipal.