Fillipe Lima
A empresária Ana Sheila Lemos Andrade, filha da vice-prefeita Irma Lemos dos Santos Andrade (PTB) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, deverá ser um dos nomes novos da política conquistense a disputar uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado nas eleições gerais previstas para o próximo dia 7 de outubro.
Empresária de sucesso e com livre trânsito em todos os segmentos da sociedade, Ana Sheila Lemos Andrade é gestora, desde 2008, da Organização Não Governamental Movimentos das Donas de Casa (Ong MDC) que tem se destacado, entre outras atividades, por oferecer capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social, através de cursos de Manicure, Cabeleireiro, Corte e Costura e Confeitaria, entre outros, que já formou mais de três mil mulheres.
A experiência exitosa na formação profissional que tem assegurado a inserção no mercado de trabalho de expressivo número de mulheres atendidas pela Ong Mulheres Dona de Casa incentivou a empresária a lançar sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Estado.
Á reportagem do JS, na manhã do último dia 10, Sheila Lemos apontou as razões pelas quais se motivou a disputar as eleições de outubro próximo. Segundo ela, além da necessidade de dar à população uma nova opção para votar, sua pré-candidatura tem como mote pautar o debate sobre o desenvolvimento regional e, naturalmente, incentivar a ética na política. “Nós precisamos deixar a zona de conforto e oferecer uma nova opção de voto para a sociedade”, afirmou Sheila Lemos, ressaltando que, apesar de participar, nos bastidores, desde o ano 2000 das campanhas e mandatos da mãe [a atual vice-prefeita Irma Lemos já cumpriu quatro mandatos na Câmara Municipal] está será a primeira vez que estará se colocando como uma alternativa de voto para a população conquistense e regional.
De acordo com a empresária e pré-candidata, sua campanha será focada na discussão em torno da geração de empregos e renda, debatendo com a população – o que já vem fazendo – alternativas para atração de investimentos produtivos observando a vocação de cada município. “Eu entendo, falando como cidadã, que a política assistencialista se exauriu. Temos de aperfeiçoar as políticas públicas de transferência de renda, como o Bolsa Família, fortalecendo mecanismos de capacitação dos beneficiários para que possam se inserir no mercado formal, e promovendo ações visando favorecer a atrações de investimentos produtivos. Precisamos dar dignidade, oferecer oportunidades para que as pessoas possam ser inseridas no mercado, dar dignidade às pessoas”, pondera Sheila Lemos, acrescentando, com uma ponta de emoção, que esse trabalho vem sendo feito através da Ong Mulheres Dona de Casa com resultados animadores.
Sheila Lemos disse que a opção pelo Democratas foi adotada depois de uma conversa com o atual presidente nacional da legenda, prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto. No encontro com o presidente nacional do Democratas, que selou seu ingresso na legenda, Sheila Lemos disse ter identificado na legenda a preocupação com a interiorização do desenvolvimento como prioridade para geração de empregos e renda
“Os desafios do Estado são muitos. Precisamos criar condições para atração de investimentos produtivos para os municípios do interior para que possamos oferecer condições para que os cidadãos possam trabalhar e viver com dignidade em sua cidade. E essa minha preocupação também é a do Democratas, por isso a opção pela legenda”, explicou Sheila Lemos.
A empresária disse ainda que o País, a Bahia em particular, na seara política, exige mudanças e que está preparada para esse desafio. “Ser político não é diferente de ser empresário. Na vida empresarial precisamos de planejamento, foco, disciplina, ética e, principalmente, respeitar as pessoas, tudo começa por isso. Assim também entendo deve ser a política. Se tiver meu nome confirmado para disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia e, tiver êxito nas urnas, vou trabalhar incansavelmente para melhorar a vida das pessoas”, concluiu Sheila Lemos.