redacao@jornaldosudoeste.com

Empresas Baianas de Destaque em 2023 Segundo Great Place To Work

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Pesquisa reconhece as melhores organizações para se trabalhar na Bahia, incluindo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Infleet, Kordsa e Synagro

Por Tamer Comunicação

O Great Place To Work, uma renomada consultoria global que busca transformar organizações em locais de trabalho excepcionais, divulgou, pela décima vez, as Melhores Empresas da Bahia. A pesquisa, que avalia o ambiente de trabalho, foi conduzida em duas etapas: a primeira, quantitativa, envolve a obtenção de uma pontuação de 70% ou superior, e a segunda avalia os pilares “For All” (Para Todos).

A edição de 2023 do ranking contou com a participação de 42 empresas, abrangendo um total de 27.223 funcionários. Dez empresas foram premiadas neste ano, com três classificadas como pequenas e sete como médias e grandes.

A análise do perfil dos funcionários das empresas vencedoras revelou que 36% estão na faixa etária de 35 a 44 anos, 28% têm entre 26 e 34 anos, 15% têm entre 45 e 54 anos, 15% têm até 25 anos e 5% têm mais de 55 anos. Quanto à escolaridade, 65% possuem ensino médio completo ou inferior, 16% possuem ensino superior completo, 7% possuem ensino superior incompleto e 11% possuem pós-graduação. A distribuição de gênero mostrou que 72% dos colaboradores são homens e 28% são mulheres.

Em termos de cargos de liderança, 80% das posições de alta liderança são ocupadas por homens e 20% por mulheres. Nas posições de liderança intermediária, homens representam 74% e mulheres, 26%. Em outras posições, 78% são ocupadas por homens e 22% por mulheres. Das empresas premiadas, a média de idade dos presidentes é de cerca de 51 anos, com um tempo médio de ocupação no cargo de 9 anos, e 10% das presidentes são mulheres. O estudo também destacou que a média de tempo de existência das empresas premiadas é de 37 anos.

Quanto ao setor de Recursos Humanos, 20% das empresas vencedoras têm de 1 a 5 colaboradores nessa área, e 30% observaram crescimento no departamento de RH. As empresas relataram oferecer um período de integração (onboarding) de 8 a 14 dias, e 90% avaliam formalmente o desempenho de seus colaboradores.

Em relação a práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), 20% das empresas possuem estratégias, políticas e/ou práticas estruturadas nesse sentido. No que tange à diversidade e inclusão (D&I), 70% das empresas designam responsáveis por promover a diversidade, 10% têm salas de lactação e 50% oferecem licença para cuidar de familiares doentes.

A pesquisa destaca ainda os benefícios oferecidos pelas empresas: 40% oferecem cursos de idioma, 30% oferecem coaching, 60% fornecem bolsas de estudos para graduação ou pós-graduação, e 20% disponibilizam verba para uso livre. Universidades corporativas, reembolsos para academias e licenças sabáticas também são parte dos benefícios oferecidos.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre os dias 21 e 27 de agosto, traz à tona a importância da inclusão e conscientização sobre esse público, reforçando a necessidade de políticas e práticas que garantam igualdade e oportunidades para todos.

Foto de Capa: Rawpixel.com/FreePik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745