redacao@jornaldosudoeste.com

ENEM 2023: Especialistas Apontam Possíveis Temas para a Redação do Exame

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Exploração Sexual Infantil, Crescimento Pós-Pandemia e Depressão são Tópicos em Destaque

Por Comunicação/ Gotcha

Com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) se aproximando em apenas 12 semanas, mais de 4 milhões de estudantes em todo o país estão sentindo a pressão aumentar. Nos dias 05 e 12 de novembro de 2023, a 25ª edição deste exame crucial será aplicada, trazendo desafios significativos para os jovens que buscam ingressar no ensino superior.

A ansiedade dos candidatos concentra-se, em grande parte, na redação do ENEM, uma etapa que elimina, anualmente, uma média de 90 mil estudantes do processo.

Dentre os possíveis temas que têm ganhado destaque e chamado a atenção dos especialistas da plataforma de empregabilidade e educação Refuturiza, três se sobressaem: o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, o cenário econômico pós-pandemia e a problemática da depressão na atualidade.

1. Combate à Exploração Sexual Infantil

Segundo dados do UNICEF, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil. Esse número já alarmante pode ser ainda maior devido à subnotificação de casos, estima-se que apenas 7 em 100 situações abusivas são denunciadas. A gravidade desse tema tem despertado preocupações em diversos setores da sociedade brasileira, tornando-o um dos prováveis tópicos da redação do ENEM 2023.

2. Crescimento Econômico Pós-Pandemia e Agenda 2030

O período de isolamento social foi crucial para preservar vidas durante a pandemia de COVID-19. Agora, com o término do estado de emergência, o desafio é reerguer a economia, sem perder de vista os objetivos da Agenda 2030, que delineia 17 metas globais para um mundo mais sustentável. Em meio a um cenário de incertezas, adaptações e inseguranças, as estratégias para a recuperação econômica podem, em alguns casos, entrar em conflito com os ideais da ONU para o progresso global. Este tema tem angariado preocupações em instituições ao redor do mundo, sendo uma possível temática na redação do ENEM 2023.

3. Depressão na Atualidade

Designada como o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a “segunda pandemia” pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a depressão é uma condição psiquiátrica que afeta cerca de 15% dos brasileiros. No momento, é um dos assuntos mais discutidos e pesquisados no Brasil, gerando mais de 1.500 buscas diárias no Google, de acordo com o relatório do Google Trends. Dada a sua alta incidência e a crescente preocupação que suscita, a depressão é cotada como um dos temas centrais que podem ser abordados na redação do ENEM 2023.

Foto de Capa: Reprodução

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745