Através do trabalho educativo desenvolvido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itambé, as crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sidney Pereira de Almeida participaram, na última quinta-feira (19), de uma palestra sobre primeiros socorros.
As orientações foram apresentadas pelos socorristas e acompanhadas pela coordenadora do SAMU, Ingrid Brandão. Durante a ação, as crianças e a equipe do CRAS aprenderam as técnicas aplicadas aos primeiros socorros com foco nas manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), e ainda participaram de uma aula prática.
Além das técnicas, os palestrantes também abordaram temas relacionados ao atendimento desenvolvido diariamente pela equipe de salvamento. Na oportunidade, foi destacada a importância da conscientização sobre os prejuízos causados pelos trotes ao número de atendimento de ocorrências.
Conforme a coordenadora do SAMU, a iniciativa faz parte de uma ação de Educação Continuada e vem sendo realizada em várias instituições da cidade, envolvendo principalmente a participação de crianças e adolescentes. De acordo com Ingrid, o objetivo é orientar as pessoas para que elas possam aplicar as técnicas de primeiros socorros, em caso de emergência, até a chegada do Samu.
Para o prefeito municipal Eduardo Gama é de fundamental importância a divulgação de informações como essa. “O trabalho educativo realizado pelo Samu merece os nossos aplausos, afinal um socorro rápido pode salvar vidas”, destacou o prefeito.