Nos dias 18 e 19 de maio, a Escola Municipal Frei Caneca representou o município de Itambé na XX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 11ª Mostra de Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
Para participar dos eventos, os estudantes encararam o desafio de investigar desde a composição dos astros até as tecnologias do voo espacial, unindo a teoria com as atividades práticas, para melhor compreender a evolução, a física, a química e o movimento de corpos celestes.
No primeiro dia de evento, os alunos fizeram uma prova sobre astronomia e, no segundo dia, aconteceu em frente à escola o lançamento dos foguetes produzidos pelas próprias crianças com a colaboração dos pais.
De acordo com a diretora da Escola Frei Caneca, Sandra Lima, o objetivo dos eventos foi estimular o interesse das crianças e jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
“Foi uma maneira de estimular a busca pelo conhecimento e fortalecer o vinculo entre a criança e a família, já que os pais participaram do processo de confecção dos foguetes”, destacou a diretora.
Para a secretária de Educação, Alecciene Chaves Gusmão, que esteve acompanhando o lançamento dos foguetes, junto aos alunos, as atividades desenvolvidas pela OBA e MOBFOG despertam o interesse das crianças por novas descobertas, incentivando o aprendizado.
Organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), as competições vão oferecer certificados para todos os participantes, além de medalhas para os primeiros colocados. A cerimônia de premiação vai acontecer nos próximos meses, após a avaliação dos organizadores.