redacao@jornaldosudoeste.com

Escolas estaduais participam de avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Ba.gov.br

As escolas da rede estadual de ensino começaram, nesta segunda-feira (18), a aplicar a avaliação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe), por meio da qual os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa e Matemática. O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, identificando pontos fortes e fracos do sistema educacional. A avaliação será realizada até o dia 29 de novembro, em toda a Bahia. 

Uma das unidades escolares que aplicaram a avaliação foi o Colégio Estadual de Tempo Integral de Cocos, localizado no município de Cocos. A estudante Raylanne Azevedo, 18, 3º ano, falou sobre a importância da realização da prova. “A avaliação serve para medir o nosso aprendizado e, consequentemente, melhorar vários pontos referentes ao ensino. É essencial que os alunos participem”.

Participam da avaliação estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado. Também fazem o exame, de forma amostral, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas dos municípios sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A aplicação é feita por avaliadores externos contratados, garantindo a confiabilidade e comparabilidade com avaliações anteriores e de outros estados. A quantidade de questões varia de acordo com a série. Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, por exemplo, respondem 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática e os da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado respondem 26 questões de cada componente curricular.

Fonte: Ascom/SEC

Foto: Amanda Chung

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744