redacao@jornaldosudoeste.com

Estado, Incra e lideranças do MST na Bahia alinham estratégias para fortalecer Assentamentos Rurais até 2026

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Pos Redação

Moradores dos Assentamentos Rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) participaram na quarta-feira (16), no Gabinete Oficial do governador Jerônimo Rodrigues Souza (PT), em Salvador, de um diálogo sobre políticas públicas voltadas às Comunidades Rurais do MST. Na ocasião, foram apresentadas as negociações do movimento social com as Secretarias Estaduais e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também representado no encontro.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso der Araújo, destacou que a reunião representou uma articulação entre o Governo do Estado e o Governo Federal para atender às principais demandas das famílias que vivem da agricultura nos Assentamentos.

“Eles trouxeram uma pauta diversa: Saúde, Educação, acesso à água. Já estamos atendendo a algumas dessas questões. Pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia, já entregamos equipamentos, estamos dialogando com o Incra para destravar terras que, embora sejam do Estado, podem ser destinadas à reforma agrária, tirando as pessoas de acampamentos e promovendo dignidade. Saímos dessa reunião com um saldo bastante positivo”, afirmou o secretário.

Na ocasião, também foram apresentadas algumas respostas do Governo baiano às necessidades apontadas pelos assentados. Até 2026, estão previstos investimentos nas áreas de Desenvolvimento Rural, Saúde, Segurança Alimentar e Acesso à Água. Entre maio e dezembro deste ano, serão distribuídos 1,5 mil quilos de sementes de milho e feijão crioulos, 15 mil mudas de espécies nativas e frutíferas da Caatinga, além de 100 mil raquetes de palma forrageira, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia.

Representando a direção nacional do MST na Bahia, Eliane Oliveira ressaltou a importância das respostas das Secretarias de Estado. “Para nós, do MST, essas ações geram grandes expectativas de cumprimento das nossas pautas, tanto a nível federal quanto estadual. Saímos daqui com esperança renovada, com algumas demandas já sendo atendidas, fruto do diálogo que mantemos com o Estado para beneficiar nossa companheirada no campo”, comemorou.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), também irá fornecer equipamentos como tratores, roçadeiras, plantadeiras, veículos, kits de irrigação e caixas d’água, integrando as políticas voltadas ao campo, que atendem Comunidades Quilombolas e de Fundos e Fechos de Pasto. Nos últimos doze meses, já foram entregues 12 tratores, 12 kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS), a instalação de oito poços artesianos, 17 Farinheiras Móveis e 40 kits de irrigação para os assentamentos do MST.

Na infraestrutura viária, estão previstas obras de pavimentação para facilitar o escoamento da produção agrícola dos assentados, além de Escolas do Campo em sete municípios com Assentamentos do MST. Em Salvador, a Secretaria de Estado da Cultura da Bahia está à frente da implantação de um novo espaço para o Armazém do Campo, que atualmente funciona em uma área menor no Pelourinho.

O presidente do Incra, Cesar Fernando Schiavon Aldrighi, enxerga no Estado um parceiro fundamental na garantia do acesso à terra, com uma infraestrutura básica planejada para os assentamentos regularizados. “Tivemos uma reunião com o governador mais cedo, onde discutimos diretrizes para atuação conjunta na garantia do acesso à terra. Enxergamos diversas possibilidades de parcerias, como recursos de crédito e instalação. O Governo do Estado será de grande ajuda para que essas políticas cheguem aos assentamentos”, afirmou.

* COM INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA BAHIA

Foto: Wuiga Rubini/GovBA 

11 comentários em “Estado, Incra e lideranças do MST na Bahia alinham estratégias para fortalecer Assentamentos Rurais até 2026”

  1. Hey there! Someone in my Facebook group shared this website with
    us so I came to check it out. I’m definitely loving the information.
    I’m book-marking and will be tweeting this to my followers!

    Terrific blog and superb design.

    Responder
  2. hey there and thank you for your information – I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise several technical points using this website,
    since I experienced to reload the web site many times previous to I
    could get it to load correctly. I had been wondering if your hosting
    is OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and can damage
    your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I’m adding this RSS to my email and can look out for much
    more of your respective interesting content. Make sure you update this
    again soon.

    Responder
  3. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you
    wrote the book in it or something. I think that you can do
    with a few pics to drive the message home a little bit, but other than that, this is magnificent blog.
    A great read. I’ll definitely be back.

    Responder
  4. My coder is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety of websites
    for about a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard good things about blogengine.net. Is there a way I
    can import all my wordpress content into it? Any
    help would be greatly appreciated!

    Responder
  5. I do consider all of the ideas you have offered for your post.
    They’re really convincing and can certainly work.

    Nonetheless, the posts are very short for newbies.

    Could you please lengthen them a little from next time?
    Thank you for the post.

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748