Até 25 de março, estarão abertas as inscrições para o curso Água como Elemento Interdisciplinar do Ensino nas Escolas, o qual é voltado para professores da Educação Básica, que engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Também podem participar profissionais que atuem com Ensino em espaços não formais – como Museus, Centros de Ciências e Jardins Botânicos – e demais formadores de opinião que atuem em processos de formação de jovens e adultos. Com carga de 80 horas, a capacitação é gratuita e acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD) de 30 de março a 29 de julho.
Este curso possui cinco módulos, sendo o primeiro deles sobre Água: Consumo Sustentável e seus Usos Múltiplos. Na sequência, os alunos aprendem sobre a Situação dos Recursos Hídricos no Brasil, Todos Juntos pela Água e Casos de Sucesso no Cuidado com a Água. No fim, os participantes devem responder às perguntas do módulo de avaliação para que possam obter o certificado. No decorrer de toda a capacitação, haverá tutores para auxiliar os alunos.
O curso é realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) no contexto do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), que recebeu um aporte de R$ 2,84 milhões da Agência Nacional de Águas (ANA) para o funcionamento da ação sobre o tema água em bases interdisciplinares nas escolas. Os mestrandos do PROFCIAMB serão os tutores.
A capacitação também será oferecida por outras sete instituições de Ensino Superior: Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesfs/BA), Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do e-mail tiprofciamb@usp.br.
PROFCIAMB
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2015, o PROFCIAMB deu início a suas atividades no ano seguinte tendo como foco professores da rede de Ensino Básico em todo o País. Inicialmente oito Universidades oferecem o mestrado: USP (Coordenadora da Rede), UESFS, UEM, UFAM, UFPA, UFPE, UFPR e UFS. A meta é formar pelo menos 150 mestres na temática do Ensino sobre Água e Ciências Ambientais entre 2016 e 2020. Neste contexto, a ANA investiu R$ 2,84 milhões na ação. Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos.
O PROFCIAMB busca possibilitar a formação continuada de professores da Educação Básica em nível de Mestrado Profissional, sendo uma ponte de integração das Universidades com as Escolas de Educação Básica. O objetivo é possibilitar que temas de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e Escolas Técnicas Federais, chegando aos alunos de tais Instituições. Assim, busca-se contribuir para produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos relacionadas às questões socioambientais.
|