redacao@jornaldosudoeste.com

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã participam de Oficinas do Programa Educa Mais Bahia

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por Lucimar Almeida *

Atualmente, 270 estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã participam das Oficinas oferecidas pelo Programa Educa Mais Bahia (Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira), iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação da Bahia. O Programa tem como objetivo ampliar a jornada escolar, proporcionando uma Educação mais integrada e ofertando atividades no contraturno das aulas. Entre as novidades deste ano, destaca-se a Oficina de Ginástica Adaptada para Alunos PCD (Pessoas Com Deficiência), que conta com a participação de 28 estudantes. Além disso, uma nova Oficina de Redação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi recentemente implementada, sendo especialmente atrativa para os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Ao longo deste ano letivo, a Escola está oferecendo um total de 13 Oficinas, abrangendo diversas áreas de interesse, entre elas, estão Teatro, Natação, Audiovisual, Vôlei, Futebol de Campo, Futsal, Reforço em Matemática e Redação, Violão, Dança, além de acolhimento psicológico, proporcionando aos estudantes oportunidades para desenvolver habilidades acadêmicas, artísticas e esportivas em um ambiente acolhedor e integrado.

Enfatizando a relevância do Programa Educa Mais Bahia, uma iniciativa essencial para transformar a percepção e a vivência da Educação entre os alunos, o Diretor do Colégio Estadual de Tempo Integral de Igaporã, Tiago Alencar de Aquino Alves, destaca que a Unidade Escolar tem avançado na proposta de se tornar um espaço de desenvolvimento integral, tendo sido, neste mês, introduzida, como parte do Programa, uma Oficina de Ginástica voltada para alunos com deficiência. “Essa atividade, conduzida por uma Fisioterapeuta que atua tanto de forma individual quanto em grupo, teve início neste mês e já está gerando progressos significativos no desenvolvimento desses estudantes”, afirmou.

Um diferencial importante na Escola, aponta Tiago Alencar de Aquino Alves, é a Oficina de Redação voltada ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Inicialmente, estamos focando nos alunos do 3º ano do Ensino Médio, mas temos a intenção de ampliar para os estudantes do 1º e 2º anos, como treineiros. Essas aulas são direcionadas ao aprimoramento da Redação, que é uma das principais competências cobradas no Exame. Todas as Oficinas do Educa Mais Bahia têm sido de grande valor para toda a nossa comunidade escolar”, ressalta o gestor.

A estudante Rayne Pereira dos Santos, de 18 anos, do 2º ano do Ensino Médio, destaca a importância das Oficinas. “Participo da Oficina de Audiovisual desde o ano passado, e ela tem alimentado meu sonho de me tornar fotógrafa. O aprendizado tem sido fundamental para minha formação”, conta.

Maiana Celeste Neves Pereira, Professora responsável pela Oficina de Dança, comenta que essa experiência tem sido nova e enriquecedora para sua formação profissional. “Tenho desenvolvido habilidades como planejamento, didática, liderança e comunicação ao trabalhar com um público diferente do que estou acostumada. Ao planejar as Oficinas e acompanhar o processo com os alunos, percebo como a dança pode ser uma ferramenta de expressão, inclusão e aprendizado. Ver os estudantes se expressando, ganhando confiança e se conectando por meio da dança é algo que me emociona e inspira. Além disso, aprendo muito com eles, especialmente sobre escuta, empatia e sensibilidade, o que me ajuda a compreender melhor meu papel como educadora e artista”, revela a Professora, que também compartilha a alegria de ver os alunos se expressando e se desenvolvendo.

Sobre o Programa

O Educa Mais Bahia é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação da Bahia,  para ampliar a jornada escolar, oferecendo uma Educação mais completa para os estudantes da rede estadual por meio de atividades no contraturno. Com um investimento de R$ 110 milhões, as Oficinas que fazem parte do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira (Programa Educa Mais Bahia), podem ocorrer dentro das Escolas ou em espaços comunitários, sempre com acompanhamento pedagógico.

Em 2024, o Programa contou com a participação de 7.832 Oficineiros, beneficiando cerca de 240 mil estudantes em 987 Escolas. Com a ampliação para 10 mil Oficineiros, a meta é atingir ainda mais jovens, oferecendo Oficinas voltadas à Cultura Digital, Experimentação Científica, Práticas Esportivas e Promoção da Saúde. Além de fortalecer o aprendizado, essas atividades estimulam a criatividade, o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento.

* COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA BAHIA

Foto: Thiago Aquino – Ascom SEC/GovBA

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748