O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira, do PSD, foi eleito nesta quarta-feira (25) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), com 206 votos contra 139 do seu concorrente, prefeito de Euclides da Cunha Luciano Pinheiro (PDT). Quarenta e um prefeitos não compareceram para a votação.
Candidato apoiado pela então presidente da Entidade, ex-prefreita de Candeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus (PSB), e pelo governador Rui Costa dos Santos (PT), o prefeito de Bom jesus da Lapa lamentou, em entrevista ao JS, por telefone, não ter sido possível formalizar uma chapa de consenso, mas minimizou a disputa, ressaltando que o trabalho agora será para formatar e consolidar a unidade da Entidade visando avançar nas conquistas em favor dos municípios. Para Ribeiro, fortalecer o municipalismo será uma das prioridades de sua gestão. “É com orgulho que assumimos mais este compromisso. A nossa proposta é fortalecer ainda mais o movimento municipalista na Bahia. Estamos vivendo em um cenário de crise econômica, na qual os municípios são os maiores prejudicados e, em nosso entendiemnto, somente teremos capacidade de superar os desafios unidos. A união entre os prefeitos, independentemente de questões partidárias, é o que mais importa neste momento e será a nossa prioridade”, apontou Eures Ribeiro.
A nova Diretoria da UPB para o biênio 2017/2018 é composta ainda pelos prefeitos de Jaquaquara, Giuliano de Andrade Martinelli, do PP (Primeiro Vice-presidente); de Araci, Antônio Carvalho da Silva Neto, do PDT (Vice-presidente Administrativo); de Santo Estevão, Rogério dos Santos Costa, do PT (Primeiro-secretário); de Juazeiro, Marcus Paulo Alcântara Bonfim, do PCdoB (Segundo-secretário); de Santana, Marcos Aurélio dos Santos Cardoso, do PP (Primeiro-tesoureiro); e de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, do PSD (Segundo-tesoureiro).