redacao@jornaldosudoeste.com

Ex-presidente da Fiocruz reforça que as mudanças climáticas são a maior ameaça global à saúde humana

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Paulo Gadelha, hoje coordenador da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”, esteve presente no Forecasting Healthy Futures Global Summit

Por Néliane Simioni – Ascom

Durante o Forecasting Healthy Futures Global Summit (FHF Summit), evento global sobre saúde e clima que termina hoje (10/04) no Rio de Janeiro, Paulo Gadelha, coordenador da “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030” (EFA 2030), destacou os desafios crescentes impostos pelas mudanças climáticas à saúde humana e os caminhos para enfrentar essa crise planetária.

Gadelha abordou a necessidade de compreender as transformações ambientais no contexto da crise planetária global. “Quando pensamos em mudanças climáticas, precisamos entender que isso não é um problema isolado. É preciso conectar a questão com a crise planetária como um todo. Estamos falando de grandes acordos multilaterais, como a Agenda 2030, o Acordo de Paris e o Marco de Sendai, que se relacionam de maneira direta com a saúde e o bem-estar das populações ao redor do mundo”, afirmou.

De acordo com Paulo Gadelha, as principais questões em debate devem envolver a implementação e o financiamento de soluções para as mudanças climáticas, sem deixar de lado o desenvolvimento sustentável de forma ampla. Ele ressaltou que as crises ambientais, sociais e econômicas têm uma origem comum: o modelo desigual de desenvolvimento. “As determinações dessas crises surgiram da mesma raiz, que é o modelo desigual de desenvolvimento e a maneira como ele é compartilhado, o que produz desigualdade, especialmente com as populações mais vulneráveis”. 

Vinculada ao Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das instituições de referência no Brasil e no mundo, dedicada à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à promoção da saúde pública.  Em 2017 foi instituída a “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030” (EFA 2030), que incorpora o documento das Nações Unidas ao desenvolvimento estratégico e ao programa de trabalho da Fiocruz em médio e longo prazos. 

Para o ex-presidente da Fiocruz, a Agenda 2030, com seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representa a abordagem mais abrangente para conectar as questões econômicas, sociais e ambientais. Ele explicou que a agenda oferece um quadro articulado para enfrentar os principais desafios da crise climática, por isso é essencial integrá-la com o Acordo de Paris, pois ambos abordam a necessidade urgente de mitigar e adaptar as sociedades aos efeitos das mudanças climáticas. Por fim, Gadelha destacou que a mudança climática foi reconhecida como a maior ameaça global à saúde humana, conforme declarado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

O Forecasting Healthy Futures Global Summit reúne líderes mundiais e brasileiros de diversos setores para catalisar ideias e soluções voltadas à mitigação do impacto do aquecimento global na saúde humana. A conferência está alinhada com o país anfitrião da COP30, para garantir que as propostas dos participantes possam influenciar diretamente a agenda de ação e os elementos de negociação da cúpula do clima, que ocorrerá em Belém(PA), em novembro deste ano. 

Foto: Divulgação

4 comentários em “Ex-presidente da Fiocruz reforça que as mudanças climáticas são a maior ameaça global à saúde humana”

  1. Hiya, I’m really glad I’ve found this information. Nowadays bloggers publish just about gossips and web and this is really irritating. A good blog with exciting content, this is what I need. Thanks for keeping this website, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Can’t find it.

    Responder
  2. Great site you have here but I was wondering if you knew of any forums that cover the same topics talked about here? I’d really like to be a part of community where I can get comments from other experienced individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Thanks!

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 748